MPE pede a cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina

Caso denúncias sejam comprovadas, ambos perdem os cargos conquistados nas eleições municipais de 2024

Ministério Público Eleitoral investiga prefeito e vice-prefeito eleitos no pleito municipal de 2024, em Nova Andradina (DivulgaCand)

Ministério Público Eleitoral investiga prefeito e vice-prefeito eleitos no pleito municipal de 2024, em Nova Andradina (DivulgaCand)

O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024. Assim, pediu a cassação de Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Arion Aislan (PL).

Segundo a ação, os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral.

Ainda conforme a denúncia, a chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.

As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.

"Operação Fake Fire"

As investigações a respeito do uso indevido de canais de comunicação para espalhar fake news tiveram início com a "Operação Fake Fire", que investiga a disseminação de fake news, violência política de gênero e outros atos ilícitos durante o período eleitoral na região. O MP pede, ainda, a inelegibilidade por 8 anos para os candidatos, além de penalidades semelhantes para os responsáveis pelos veículos de comunicação envolvidos.

A ação foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, onde será analisada e julgada. A decisão poderá impactar diretamente a posse dos eleitos, prevista para o início de 2025.

Gaeco estoura em Nova Andradina perfil que divulgou fake news durante eleições

Dono de página no Instagram sobre Nova Andradina acabou com tornozeleira após mandado de monitoramento eletrônico. "Pagodinho", como é conhecido, foi um dos alvos da "Operação Fake Fire" contra fake news no período das Eleições de 2024.

Além da instalação da tornozeleira eletrônica, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. Portanto, realizaram buscas em dois locais em Nova Andradina.

Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e dispositivos de armazenamento. Agora com monitoramento, "Pagodinho" deverá seguir algumas regras, como a proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina. Juntos, cumpriram mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares.

Favorecimento à Fedossi e Aislan

A página do Instagram, pertencente ao "Pagodinho", contém publicações positivas sobre o candidato do PSDB e do PL à Prefeitura de Nova Andradina, além de posts de acusações contra concorrentes do tucano na corrida eleitoral.

Após diversas publicações, internautas que acompanhavam a página começaram a questionar o dono da página. "Pagodinho não era imparcial?", diz um dos comentários em vídeo positivo sobre o candidato tucano.

Posicionamento das partes

Procurados pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax, prefeito e vice-prefeito eleitos em Nova Andradina ainda não se posicionaram a respeito da denúncia do Ministério Público Eleitoral.

O espaço segue aberto para esclarecimentos de ambos acerca das investigações.