Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaque Fotográfico

"O Parlamento é fundamental para a vida das pessoas", diz Papy ao assumir a presidência da Câmara de Campo Grande

Conforme já anunciado pela imprensa ao longo dos últimos dias, foi eleita na noite dessa quarta-feira (1º) a nova mesa-diretora da Câmara Municipal de Campo Grande para o biênio 2025-2026.


Conforme já anunciado pela imprensa ao longo dos últimos dias, foi eleita na noite dessa quarta-feira (1º) a nova mesa-diretora da Câmara Municipal de Campo Grande para o biênio 2025-2026. Com todos os 29 votos favoráveis, o vereador Papy (PSDB) é o novo presidente.

Confira a nova composição:

Presidente: Papy (PSDB)
Primeiro Vice-presidente: André Salineiro (PL)
Segundo vice-presidente: Dr. Lívio (União)
Terceiro vice-presidente: Neto Santos (Republicanos)
Primeiro secretárioCarlão (PSB)
Segundo secretário: Luiza Ribeiro (PT) 
Terceiro secretário: Ronilço Guerreiro (Podemos)

Ao fazer o uso da palavra, já empossado no cargo, Papy lembrou de sua trajetória na polícia, destacando que está na Câmara Municipal há 16 anos, dos quais oito como vereador. “Cheguei bem garoto nessa Casa. Diversas vezes andei por esses corredores. Desejei muitas vezes ser vereador, batalhei por isso e muitas vezes me imaginei liderando esse parlamento, porque amo essa Casa”, discursou.

Sobre a eleição da chapa de forma unânime, o novo presidente destacou que quando os vereadores declaram seus votos, representam a sociedade campo-grandense. “Isso legítima ainda mais essa chapa”, avaliou. “Entendo que o Parlamento é fundamental para a vida das pessoas, é aqui que realmente é absorvido a necessidade da cidade, aqui está a maior representatividade da vontade das pessoas”.

Em outro momento, Papy falou sobre o papel do vereador e da Câmara Municipal. “Quando esse parlamento se omite de discutir assuntos de interesse da população, daquilo que dói lá na ponta, a gente também se omite da nossa vocação principal, que é defender as pessoas”, comentou.

O político garantiu que a governabilidade de Campo Grande, em nenhum momento, será ameaçada. “Se destacamos a independência do legislativo, é pela própria característica constitucional dos poderes. Mas isso jamais significa sinônimo de oposição. Estamos comprometidos em trabalhar pela cidade. Nós vamos liderar essa casa juntos pelo melhor para o campo-grandense”, finalizou.

Mesa-diretora da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Reprodução)

Vereadores elogiam ex-presidente Carlão e enaltecem Papy

Durante a votação, que aconteceu de forma nominal, os 29 vereadores fizeram questão de mencionar o trabalho e o legado deixado pelo vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que durante os últimos quatro anos esteve como presidente da Câmara Municipal e agora, na nova formação da mesa-diretora, será o 1º secretário.

“Você foi um grande presidente e o seu exemplo o Papy vai levar. Um presidente de portas abertas, popular, do povo. Todos os vereadores tiveram portas abertas para falar com você”, elogiou o vereador Júnior Coringa (PSD).

Primeiro vice-presidente na nova mesa-diretora, André Salineiro (PL) também mencionou o legado de Carlão. “Tive a oportunidade de tê-lo como presidente e de ver aqui nessa mesa o quanto a vossa excelência é coerente e parceira dos vereadores, deixou um belíssimo trabalho”.

Em seguida, direcionando ao Papy, agradeceu pelo convite para a chapa. “Você, meu amigo Papy, traz contigo a inovação, um caráter de responsabilidade e de vontade de fazer uma gestão diferente. Eu fico orgulhoso de fazer parte como vice-presidente, conte comigo. É uma Câmara realmente seleta, com pessoas técnicas, que vai demostrar para Campo Grande e honrar os votos recebidos”.

Foto: Reprodução

Em sua vez, Carlão fez questão de lembrar os antecessores no cargo de presidente de Casa de Leis do Município e destacou a importância da união dos vereadores. “Inteligentemente, se unindo, sem disputa, sem rachaduras, com chapa única, vamos eleger o Papy como nosso presidente”, disse.

“É um jovem, é uma pessoa preparada. Faça um mandato para os vereadores verearem bem, e faça também, junto com o Executivo, uma governabilidade necessária para que o mandato da prefeita e o nosso faça uma entrega e atenda a população”, completou o agora ex-presidente.

O experiente vereador Dr. Jamal (MDB) também elogiou Carlão, dizendo que “será o eterno presidente, mesmo não tendo mandato”. Depois, destacou o perfil de Papy. “É um grande articulador, vai conduzir essa Casa da melhor maneira possível, manter a sua independência, progredir e governar para a nossa Campo Grande”.

Eleita como segunda secretária, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) lembrou que somente duas mulheres irão estar nessa próxima legislatura e também mencionou que há anos uma mulher não fazia parte da mesa-diretora. “O senhor teve a sabedoria de exigir que na mesa-diretora tivesse uma mulher. Isso tudo sinaliza para a cidade coisas boas, coisas novas, e essa mesa-diretora será muito importante para garantir ao poder legislativo a força necessária para fazer as transformações que a cidade precisa”.

O vereador Beto Avelar (PP), que chegou a cogitar uma chapa para concorrer com Papy na presidência, explicou a desistência em prol da harmônia. “A iniciativa de concorremos é porque faço parte de um partido, que tem a segunda maior bancada da Casa, e tive a iniciativa própria de, até mesmo para que essa Casa iniciasse de forma harmônica, para que desistíssemos da nossa candidatura. Eu sei da sua importância nessa Casa Papy, pode contar comigo, você é um grande amigo”.

Política Destaque Fotográfico

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!