Após Pandemia de COVID-19, China enfrenta novo surto de vírus perigoso

Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China volta a enfrentar um novo surto de vírus.

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Cinco anos após a pandemia de Covid-19, a China volta a enfrentar um novo surto de vírus. Trata-se do metapneumovírus humano (hMPV), considerado tão contagioso quanto o coronavírus e com sintomas semelhantes ao da doença. A população local recorre às redes sociais para alertar sobre a nova epidemia, que está sobrecarregando hospitais e crematórios no país.

Usuários postaram vídeos mostrando hospitais superlotados, alegando uma mistura de "vírus múltiplos" que se espalha rapidamente.

Embora relatos não confirmados afirmem que a China declarou estado de emergência, pode-se verificar que as autoridades de saúde estão monitorando vigilantemente a situação à medida que o vírus se espalha.

Ainda não há vacina ou medicamentos antivirais para combater esse agente patogênico, mas há medidas que podem ser adotadas para evitar a proliferação e contaminação da doença. Veja detalhes abaixo sobre o hMPV, como sintomas e quais os riscos à saúde.

O que é o metapneumovírus humano? - A doença em questão é o metapneumovírus humano (hMPV), um vírus respiratório que causa doenças respiratórias superiores (rinite e sinusite, por exemplo, entre outros) e inferiores (pneumonia, bronquite, etc.).

Doença sazonal - É uma doença sazonal que geralmente ocorre no inverno e início da primavera, semelhante ao vírus sincicial respiratório (VSR) e à gripe.

Um vírus potencialmente assassino - Assim como o VSR, o metapneumovírus humano (hMPV) pertence à família Pneumoviridae, o que o torna um vírus potencialmente mortal.

Quem está mais em risco? - Qualquer pessoa pode ser infectada com hMPV, porém ele é mais comum em crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Tome precauções - Pessoas com doenças pulmonares crônicas, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar, devem sempre tomar precauções para se proteger do hMPV, da gripe e de outras doenças contagiosas.

Com informações: CGN