Semana começa com chuva fraca pela tarde no centro-sul do Brasil
O início desta semana foi marcado por chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para os estados de Sergipe e Minas Gerais, onde já foram registrados mortes e prejuízos significativos.
O início desta semana foi marcado por chuvas intensas em várias regiões do Brasil, com destaque para os estados de Sergipe e Minas Gerais, onde já foram registrados mortes e prejuízos significativos. As chuvas são resultado de um sistema meteorológico conhecido como Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que ainda exerce influência sobre o país, embora comece a perder força gradualmente. Apesar dessa diminuição, a previsão para esta segunda (13) ainda indica chuvas fortes em áreas do Sul do Espírito Santo, Minas Gerais e Amazonas, com alertas de perigo para possíveis desastres naturais.
Além das regiões já mencionadas, outros estados como Maranhão, Piauí, Tocantins no norte de Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia e Bahia também devem enfrentar chuvas intensas nos próximos dias. No Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, a chuva será leve. No Rio de Janeiro, não há previsão de grandes acumulados de chuva. Em contraste, o Rio Grande do Sul, oeste de Mato Grosso do Sul e algumas áreas do interior de São Paulo devem experimentar tempo firme, sem precipitações significativas.
As temperaturas permanecem elevadas em grande parte do Brasil, contribuindo para uma sensação de abafamento. Na capital paulista, a máxima prevista é de 28ºC, sem previsão de chuva, enquanto no Rio de Janeiro, a temperatura também atinge 28ºC, com possibilidade de chuvas leves. Brasília deve registrar uma máxima de 25ºC, enquanto Campo Grande pode chegar a 34ºC. O sistema ZCAS ainda afeta a região Centro-Oeste, mantendo as temperaturas mais amenas em comparação com outras áreas do país.
*Com informações de Paula Nobre
*Reportagem produzida com auxílio de IA