Apesar de estar 'apenas no começo', as conversas sobre indicações de nomes para direções de autarquias federais em Mato Grosso do Sul já começaram. A afirmação é do presidente do PT no Estado, Vladimir Ferreira.
"Nós estamos iniciando a discussão aqui, primeiramente com a bancada federal, estadual, direção do partido e também com os partidos aliados".
Segundo o dirigente, o diálogo está em fase inicial, até mesmo porque os cargos nos Estados 'provavelmente serão nomeados só a partir de fevereiro'.
São exemplos de cargos federais, cuja indicação parte do governo federal, direção da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Funai (Fundação Nacional do Índio), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), entre outros.
A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição foi apresentada na segunda-feira (28) e está tramitando no Senado desta terça-feira (29). A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) deve se reunir na próxima semana para votar o texto. Depois, a medida segue para o plenário.
Esse é um dos primeiros movimentos oficiais do novo governo, enquanto nomes para ministérios, bem como cargos federais nos Estados, ficam nos bastidores, com algumas cogitações sendo divulgadas.