Governo Federal determina retirada de algemas de brasileiros deportados dos EUA
Brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam a Manaus em meio a problemas técnicos na aeronave A noite de sexta-feira (24) foi marcada pela chegada de 88 brasileiros ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após um voo vindo dos Estados Unidos enfrentar problemas técnicos.
Brasileiros deportados dos Estados Unidos chegam a Manaus em meio a problemas técnicos na aeronave
A noite de sexta-feira (24) foi marcada pela chegada de 88 brasileiros ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após um voo vindo dos Estados Unidos enfrentar problemas técnicos. O destino original da aeronave era o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Os passageiros deportados, que chegaram ao Brasil algemados, foram imediatamente liberados dessa condição pela Polícia Federal (PF), que reforçou o respeito à soberania brasileira e às garantias de segurança estabelecidas em território nacional. Em um gesto enfático, a PF proibiu qualquer tentativa de detenção posterior dos brasileiros pelas autoridades norte-americanas.
Os brasileiros foram acolhidos na área restrita do aeroporto, onde receberam alimentação, água, colchões e acesso a banheiros para higiene pessoal. O atendimento contou com o apoio do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Corpo de Bombeiros do Amazonas (Cbmam) e Defesa Civil. Segundo a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, o atendimento humanizado foi prioritário: "Estamos presentes para garantir que os direitos desses cidadãos sejam preservados".
Entre os passageiros, estavam 62 homens, 11 mulheres e seis crianças. Equipes médicas e de enfermagem prestaram assistência a casos específicos de saúde, como destacou o tenente Éverton Augusto, do Corpo de Bombeiros: "Estamos identificando pacientes que necessitam de acompanhamento para o uso de medicações".
A situação de deportação foi discutida entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, houve tentativa de autoridades norte-americanas de manter os brasileiros algemados durante o voo, um ato considerado "flagrante desrespeito aos direitos fundamentais". O presidente determinou, de imediato, que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para concluir o transporte dos passageiros a Belo Horizonte, com saída prevista para a tarde deste sábado (25/1).
Sinval de Oliveira, de 51 anos, passageiro que residia nos Estados Unidos há 35 anos, elogiou o atendimento recebido em Manaus: "Estou muito impressionado com o atendimento. Rapidamente, recebemos toda a assistência e tenho só a agradecer".
O governo federal reiterou que a dignidade da pessoa humana é um princípio fundamental da Constituição e não será negligenciado, reafirmando o compromisso de assegurar o bem-estar dos cidadãos brasileiros em qualquer situação.