Avião com brasileiros deportados dos EUA chega a Belo Horizonte
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou, nesta sábado (25), às 21h10, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com os brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou, nesta sábado (25), às 21h10, no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG). O grupo que está no avião é composto por 158 migrantes, incluindo 88 brasileiros. A aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT – Esquadrão Corsário), decolou de Manaus às 16h40 (horário local) com os deportados que chegaram na sexta-feira (24) ao Brasil, mas precisaram parar em Manaus devido a uma falha no avião dos Estados Unidos, que impediu a continuação do voo que tinha como destino o Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Em resposta à situação, o presidente Lula acionou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para garantir o transporte. A FAB organizou o traslado dos migrantes, com a presença de profissionais de saúde para garantir o bem-estar durante a viagem.
Diferente do voo de vinda para o Brasil, em que os brasileiros estavam algemados e acorrentados pelos pés, os passageiros estavam livres, por ordem no ministro Ricardo Lewandowski, que ordenou a remoção das algemas. Ele comunicou ao presidente Lula sobre a tentativa de autoridades norte-americanas de manter os cidadãos brasileiros algemados durante o voo de repatriação, considerando essa prática um "flagrante desrespeito" aos direitos humanos. A decisão da FAB realizar a busca dos deportados foi realizada na manhã deste sábado por solicitação do Governo Federal. Ao chegaram em Manaus, os deportados foram recepcionados pela Polícia Federal, que retiraram as algemas e acolheram os deportados que receberam alimentação e acomodação temporária enquanto aguardavam o transporte.