O programa Hora H do Agro deste sábado (1º) analisou os impactos da queda na aprovação do governo Lula, que atingiu o menor patamar desde 2023. Para sair da crise de popularidade, o presidente está mirando no agro e medidas de intervenção neste setor, como redução das tarifas de importação, não são descartadas. Enquanto isso, integrantes do PT sugerem a criação de um imposto sobre as exportações como uma medida para baratear os alimentos e melhorar a avaliação do presidente.
No encontro, a jornalista Kellen Severo também abordou a alta prevista para os combustíveis. Isso porque o Conselho de Política Fazendária (Confaz) elevou o ICMS sobre a gasolina e o diesel. Além disso, a Petrobras anunciou uma alta de R$ 0,22 por litro no preço do óleo diesel. Este combustível não era reajustado desde 2023 e estava defasado em relação ao mercado internacional.
No cenário externo, o alerta é para a aplicação de tarifas dos EUA contra México e Canadá, prevista para acontecer neste sábado. A medida faz parte da nova política comercial de Donald Trump para tentar reduzir a entrada de imigrantes ilegais e de fentanil no país. Já na Argentina, o destaque é a redução do imposto sobre o agronegócio. A ação, que foi prometida por Javier Milei durante campanha, agora se concretiza e dá importante sinal aos agricultores do país.