De fevereiro a abril de 2025, Mato Grosso do Sul deve ter chuvas próximas à média histórica ou abaixo da média e calor próximo dos 30°C.
A previsão faz parte de modelo climático analisado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) de MS, e divulgado na última sexta-feira (31) no Boletim de Monitoramento dos Incêndios Florestais.
Chuvas previstas
No Estado, a média histórica da precipitação acumulada, ou seja, a chuva que é esperada para o trimestre fevereiro-março-abril, aponta que em grande parte de MS as chuvas variam entre 400 e 500 mm.
Nas regiões leste/nordeste e oeste do Estado, as chuvas variam entre 300 a 400 mm, de acordo com dados históricos.
Temperaturas previstas
Em relação às temperaturas, em grande parte do Estado as temperaturas médias variam entre 24-26°C no período de fevereiro a abril.
Por outro lado, na região noroeste as temperaturas variam entre 26-28°C e, nas regiões sul e sudeste do Estado, entre 22-24°C.
Assim, segundo o modelo ensemble WMO, a tendência climática para esses meses é de que a temperatura do ar permaneça acima da média para o período.
Ou seja, há previsão de um trimestre mais quente que o normal em Mato Grosso do Sul.
Probabilidade de El Niño
Ainda segundo o boletim, a maioria dos modelos climáticos atualmente indica que a temperatura da superfície encontra-se abaixo da média no Oceano Pacífico Central.
Isso indica condições favoráveis para o fenômeno da La Niña, com persistência até abril de 2025. Assim, há chance de transição para condições de neutralidade durante o período de março a maio de 2025.
Já em relação à previsão do fenômeno Enos (El Niño Oscilação Sul), o modelo indica 59% de probabilidade para a ocorrência do fenômeno La Niña no trimestre de fevereiro a abril de 2025.
O Enos é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do oceano Pacífico e, por consequência, gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam no regime das chuvas.
Vale destacar que não é apenas esta forçante climática que determina as condições gerais do clima e, de forma geral, sua atuação é indireta no clima de Mato Grosso do Sul.
Probabilidade de fogo
Para o trimestre de fevereiro a abril, a probabilidade de fogo para esse período indica que a maior parte do território de Mato Grosso do Sul encontra-se no nível de alerta amarelo, de "Atenção".
Esse nível fica acima do nível de alerta verde, de "Observação".