Mato Grosso do Sul registrou chuvas consideráveis nas últimas 24h, alcançando 59,6 milímetros na cidade mais chuvosa. A previsão indica possibilidade de chuva por condições meteorológicas típicas no verão.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), cerca de 27 municípios marcaram chuvas, entre 0,8 mm a 59,6 mm, com destaque para a região norte e Bolsão.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que com a disponibilidade de umidade, aliada ao aquecimento diurno, podem ocorrer chuvas isoladas típicas de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade/bairro vizinho não passa de um aumento de nebulosidade.
Sendo assim, de maneira mais isolada, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os maiores acumulados de chuva são esperados nas regiões centro-norte e nordeste do Estado.
Essa situação meteorológica ocorre devido à atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), aliada à disponibilidade de calor e umidade. Entretanto, essa ZCAS irá perder força nos próximos dias.
Contudo, nas regiões oeste, sudoeste, sul e sudeste, o tempo deve ficar mais firme, com temperaturas acima da média, podendo chegar até 37 a 40°C. Além disso, podem ocorrer baixos valores de umidade relativa do ar entre 20 e 40%, como já vem sendo registrado em Porto Murtinho.
Confira a lista de mais chuvosas
- Rio Verde de Mato Grosso 59,6 mm
- São Gabriel do Oeste 35,2 mm
- Coxim 34,6 mm
- Sete Quedas 28,6 mm
- Nova Andradina 27,2 mm
- Campo Grande 26,8 mm
- Sonora 26,6 mm
- Itaporã 21,8 mm
- Cassilândia 21 mm
- Paranaíba 16,8 mm