Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Campo Grande

Oficina de drones se destaca pela alta participação e diversidade de temas

A oficina “Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte” encerrou suas atividades com grande êxito, reafirmando a importância da capacitação técnica e da segurança no uso de drones em aplicações culturais e profissionais.


A oficina “Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte” encerrou suas atividades com grande êxito, reafirmando a importância da capacitação técnica e da segurança no uso de drones em aplicações culturais e profissionais.

Realizada no Studio Ziggy Records, no bairro Santa Fé, a iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Turismo (Setesc), reuniu um público diverso e engajado, com alto índice de participação e aprovação.

Reginaldo dos Santos Castelão, o B Negão, idealizador do projeto, conta que a oficina apresentou um grande comprometimento por parte dos participantes. “Tivemos poucas desistência e um alto índice de presença. Além disso, os participantes tem avaliado a oficina de forma muito positiva, destacando o aprendizado sobre legislação, segurança e técnicas de captação de imagens “, afirma ele que teve como aliado ” o apoio do Governo do Mato Grosso do Sul, FCMS, Setesc, parceiros, amigos e voluntários que explicaram questões de segurança indispensáveis para o uso seguro de drones em eventos”.

A oficina contou com alunos de diferentes perfis, entre eles profissionais e estudantes do audiovisual, DJs, jovens e criadores de conteúdo digital. O casal de DJs, Sam Mega e Adelino Mega, que há mais de duas décadas atua na cena musical e audiovisual, destacaram a relevância da capacitação para aprimorar a qualidade das produções. “Utilizamos drones para gravações de nossas lives e apresentações, mas faltava conhecimento técnico para operá-los com mais segurança e eficiência. A oficina trouxe informações valiosas sobre regulamentação, direitos de imagem e boas práticas”, explicou Sandra Marques, a DJ Sam.

Casado com Sandra, Adelino França, que é DJ e analista de sistemas, ressaltou a importância da profissionalização dos operadores. “Já utilizávamos o drone, mas tínhamos muitas dúvidas sobre a legislação e os cuidados necessários. A oficina trouxe não apenas esse conhecimento, mas também proporcionou uma troca de experiências muito enriquecedora entre os participantes”, afirmou.

Foto: Divulgação

A socióloga e especialista em Estratégias para Preservação e Conservação da Natureza pelo IFMS de Corumbá, Danieli Bezerra, apresentou os resultados do seu trabalho sobre o "O Uso de Drones na Prevenção de Incêndios Florestais na região do Pantanal", destacando que eventos culturais podem ser impactados por mudanças climáticas.

"Os drones têm sido utilizados no setor saúde e meio ambiente na prevenção de desastres e incêndios florestais. O setor cultura está atento a forma como as mudanças climáticas podem impactar suas atividades, como o cancelamento de festivais devido à problemas de qualidade do ar, altas temperaturas e até mesmo o fechamentos de estradas e aeroportos", destacando que setores como a agroindústria local tem utilizado com sucesso os drones na produção, no monitoramento de culturas, levantamentos topográficos e na preservação ambiental.

A programação encerrou na sexta-feira (31.01) com uma atividade prática no Parque das Nações Indígenas. Durante o exercício, os participantes puderam testar os conhecimentos adquiridos, experimentando a operação dos drones em um ambiente real de captação de imagens.

Com a primeira edição da oficina “Altos Voos MS: Explorando Drones na Arte”, o projeto chega para democratizar o acesso ao conhecimento técnico de operação de drones dentro do setor audiovisual e cultural do Mato Grosso do Sul, ampliando as possibilidades criativas.

Campo Grande

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!