Nos primeiros 30 dias de 2025, a Secretaria de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cascatinha, Jandaia e São Bento, realizou um total de 1.088 atendimentos, impactando diretamente a vida de centenas de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
Proteção Social Básica
Entre as principais ações da Assistência Social, destacam-se as 120 visitas domiciliares realizadas para acompanhar e identificar as necessidades das famílias, além da distribuição de 187 cestas básicas. A equipe também se dedicou a garantir a continuidade das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com 270 rematrículas efetivadas para grupos de crianças e idosos.
Outro destaque foi a emissão de 86 carteiras de identidade para pessoas idosas, facilitando o acesso a benefícios e serviços voltados a esse público. Além disso, foram realizados 23 encaminhamentos para programas de inclusão social, demonstrando a atuação direta da assistência na promoção de direitos e no atendimento das necessidades emergenciais.
Proteção Social Especial
Na área de Proteção Social Especial, a Casa de Passagem, voltada para situações de acolhimento de pessoas em risco, registrou 43 acolhidos no período. O atendimento psicossocial acompanhou 10 pessoas em situações de vulnerabilidade.
No CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a equipe atendeu 180 casos, com 20 encaminhamentos realizados e 30 visitas domiciliares feitas para monitoramento das situações assistenciais.
Projetos e Programas em Andamento
O projeto Bombeiros do Amanhã, registrou 35 rematrículas e no Programa Lapidando Vidas, 53 beneficiários receberam apoio, com o objetivo de fortalecer a inclusão e o acesso a oportunidades.
Cadastro Único
No âmbito do Cadastro Único, foram efetuados 467 atendimentos e realizadas 16 visitas domiciliares.