Já na sua última etapa de construção, o Hospital do Amor (HA) de Dourados deve ficar pronto no máximo até o início do segundo semestre deste ano. A previsão foi confirmada nesta terça-feria (11) ao governador Eduardo Riedel (PSDB), durante reunião com representantes da unidade especializada no tratamento contra o câncer, na governadoria, em Campo Grande.
Entre os assuntos colocados na mesa estavam a contribuição do Governo do Estado com a parte de infraestrutura de acesso e na aquisição de equipamentos. Quando estiver pronto, o Hospital do Amor vai atender gratuitamente aos pacientes.
O prédio está sendo erguido nas mediações da rodovia estadual MS-162, próximo ao Aeroporto de Dourados, e conta com recursos da Cooperativa Sicredi. A estrutura terá 3.700 metros quadrados de área construída.
A cidade de Dourados já conta com uma unidade do Instituto de Prevenção ao Câncer e agora vão dispor também de um hospital completo, que poderá atender pacientes de 25 municípios da região e 300 atendimentos diários.
Entre os equipamentos, estão: mamógrafo com estereotaxia, ultrassom, colposcópio, tomógrafo, ressonância magnética, além de um centro cirúrgico completo para cirurgias de mama, de colo de útero e de pele.
"Ela vai contemplar a terapia, com capacidade de atendimento em quimioterapia, setor de diagnóstico por imagem, centro cirúrgico. Este alinhamento e apoio do Governo do Estado vai contribuir muito", disse Cristiane Guma Câmara, coordenadora municipal do HA.
O vice-governador José Carlos Barbosa citou que o grande desafio será equipar a unidade. "Paciente quando chegar vai encontrar, além do acolhimento, médicos-especializados e equipamentos que são encontrados nos países mais desenvolvidos", frisou.