Frente fria avança e traz tempestades ao Sul do Brasil
Sul do Brasil sob influência de frente fria, com previsão de chuva e tempo mais fresco.
Nova frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 11 de fevereiro, continuará se deslocando pelo estado gaúcho ao longo desta quarta-feira com alerta para tempestades. Até sexta-feira, o sistema seguirá se deslocando pelo litoral do Sul, canalizando umidade e favorecendo o cenário de tempo instável.
Calor pré-frontal aumentou ainda mais o calor no Sul
O calor pré-frontal aumentou ainda mais o calor que já atuava no Sul. Antes da frente fria passar nesta terça-feira, as temperaturas dispararam no estado. Em Porto Alegre, a temperatura máxima nesta terça-feira, 11 de fevereiro, foi de 39,5°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse é o novo valor para a maior temperatura em 2025 em Porto Alegre, onde uma intensa onda de calor vem mantendo as temperaturas muito elevadas nos últimos dias.
- 43,0°C (15h) - Quaraí-RS (INMET)
- 41,3°C (17h) - Uruguaiana-RS (INMET)
- 41,3°C (16h) - Campo Bom-RS (INMET)
- 40,6°C (16h) - São Gabriel-RS (INMET)
- 40,2°C (16h) - São Vicente do Sul-RS (INMET)
- 40,2°C (16h) - Camaquã-RS (INMET)
- 40,0°C (16h) - Santa Maria-RS (INMET)
Choque de massas: Perigo no radar
O encontro entre a massa de ar frio, associada à frente fria, e a massa de ar quente que atua sobre o Rio Grande do Sul cria um cenário propício para a formação de tempestades severas. Esse choque de massas com características tão contrastantes gera instabilidade atmosférica intensa, favorecendo a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical. O resultado pode ser a ocorrência de temporais com chuva forte, rajadas de vento, descargas elétricas frequentes e, em algumas áreas, queda de granizo.
Como podemos observar no mapa de risco desta quarta-feira, destaque para a faixa sul do estado gaúcho, onde há risco de tempestades (temporal + chuva volumosa). Na Campanha Gaúcha, região serrana e região metropolitana de Porto Alegre o alerta, áreas em vermelho no mapa, é para temporais. Para o restante do estado, a chuva também chega com moderada a forte intensidade.
Para Santa Catarina e Paraná, a chuva também chega, mas com moderada a forte intensidade ao longo desta quarta-feira.
Figura 1 - Mapa de risco para essa quarta-feira 12 de fevereiro de 2024. Fonte: Climatempo
Acumulados de Chuva
Olhando o mapa de acumulados previstos, destaque para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde os acumulados até sexta-feira poderão passar dos 80 mm.
Figura 2 - Acumulado de chuva entre 12 quarta-feira e sexta-feira 14 sexta-feira. Fonte: Climatempo