Túnel Santos-Guarujá: Tarcísio e Lula tem encontro "em duas partes" e saldo é positivo, dizem aliados

O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estiveram juntos, em Brasília, entre a manhã e o início da tarde desta quarta-feira (12), para conversas sobre as obras do túnel Santos-Guarujá.

Túnel Santos-Guarujá: Tarcísio e Lula tem encontro

O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estiveram juntos, em Brasília, entre a manhã e o início da tarde desta quarta-feira (12), para conversas sobre as obras do túnel Santos-Guarujá. A reunião, que não estava na agenda de nenhum dos dois e foi tratada fora dos compromissos oficiais, começou por volta das 10h e terminou às 14h, com uma interrupção.

Segundo interlocutores, Lula precisou dar uma pausa na conversa para participar da abertura do evento "1 ano da nova indústria Brasil" e, depois de marcar presença, voltou ao encontro com Tarcísio. A conversa girou em torno da definição de quem, afinal, vai fazer a licitação da obra do túnel Santos-Guarujá. O objetivo era que Tarcísio falasse com Lula sobre as possibilidades do Estado – a gestão paulista afirma que já está "com tudo pronto" para soltar a licitação, o que aceleraria muito o processo.

O cronograma do governo federal e do Ministério de Portos e Aeroportos tem como objetivo que o edital da obra seja divulgado entre julho e agosto de 2025, com realização do leilão prevista para outubro. Pessoas ligadas ao entorno do presidente e do governador afirmam que o saldo do encontro foi positivo, e que Tarcísio agora aguarda anuncio final do governo federal sobre o processo.

A obra é estimada em R$ 6 bilhões em recursos públicos, divididos entre governo federal e estadual, e o maior empreendimento do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No fim de janeiro, uma Comissão Mista de Licitação do projeto foi instaurada com representantes dos governos federal e estadual, além de membros da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). A comissão mista deve detalhar como será a licitação e quem será o seu principal responsável – mas, na prática, essa decisão precisa do acerto entre Lula e Tarcísio.