Vice-prefeita Gianni Nogueira defende Dourados como polo estratégico da Rota Bioceânica

Dourados possui o potencial de se tornar um novo centro logístico da Rota Bioceânica, conforme afirmam especialistas.

Vice-prefeita Gianni Nogueira defende Dourados como polo estratégico da Rota Bioceânica

Dourados possui o potencial de se tornar um novo centro logístico da Rota Bioceânica, conforme afirmam especialistas. O impacto dessa rota na economia da região foi o foco principal da 4ª Conexão para Transformar o Território da Grande Dourados, realizada na quarta-feira (12) no Sebrae. O evento, organizado pela Agência de Desenvolvimento "Celeiro do MS", destacou as oportunidades comerciais que surgirão com uma nova rota, que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico através do Paraguai, Argentina e Chile.

Com a expectativa de crescimento no setor logístico, prevê-se que grandes empresas se estabeleçam na região sul do estado, facilitando a distribuição da produção agrícola e promovendo a industrialização. Além disso, essa nova rota abre caminhos para o comércio internacional, ligando Mato Grosso do Sul a mercados estratégicos como a Ásia, especialmente à China.

Os especialistas presentes enfatizaram que a infraestrutura das rodovias está em processo de melhoria e que se espera que a ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho – uma peça fundamental para a viabilização da rota – fique pronta em 2026. A partir desse momento, o fluxo comercial pela nova conexão deve aumentar, transformando a região em um polo logístico estratégico.

"Estou muito feliz aqui hoje. Precisamos sempre pensar em desenvolvimento para nossa cidade. Dourados é realmente 'o celeiro do MS'. Aqui produzimos alimentos e grãos; nosso agronegócio é muito forte e vem alavancando o desenvolvimento da região, do nosso estado e do nosso país. Se queremos ainda mais desenvolvimento, devemos assumir que somos o centro logístico da Rota Bioceânica", destacou em seu discurso no evento a vice-prefeito Gianni Nogueira.