Ovos terão data de validade impressa na casca a partir de março
Medida não se aplica para aqueles que são vendidos em estojos ou bandejas com a rotulagem completa O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou que, a partir de 4 de março, os ovos destinados ao consumo direto deverão trazer a data de validade carimbada na casca.
Medida não se aplica para aqueles que são vendidos em estojos ou bandejas com a rotulagem completa
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou que, a partir de 4 de março, os ovos destinados ao consumo direto deverão trazer a data de validade carimbada na casca. A medida foi estabelecida pela portaria 1.179, publicada em 5 de setembro de 2024, que concedeu um prazo de 180 dias para adequação do setor. O objetivo é reforçar a segurança alimentar e aprimorar o rastreamento dos lotes.
Além disso, embalagens secundárias que reúnam outras sem rótulo deverão conter a inscrição “proibida a venda fracionada”, além das demais informações obrigatórias já exigidas pela legislação. A tinta usada na impressão da data na casca precisará ser específica para uso em alimentos e atóxica, evitando qualquer risco de contaminação do produto.
Consumo em alta e impacto nos preços
O ovo tem se tornado um alimento cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, especialmente como alternativa à carne. Segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, enquanto a carne teve um aumento de 20,8% no ano passado, o preço do ovo registrou uma queda de 4,5%.
No entanto, um novo panorama indica um aumento significativo no valor dos ovos devido ao descompasso entre a alta demanda e a baixa oferta no mercado interno. De acordo com a pesquisadora Cláudia Scarpelin, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, o cenário atual aponta para uma valorização expressiva do produto.
Na parcial de fevereiro, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovos tipo extra branco, em Bastos (SP), principal polo produtor do estado, chegou a R$ 192,51 no atacado, um aumento de 35,3% em relação ao mês anterior e de 16,4% na comparação com fevereiro de 2024. Para os ovos vermelhos, o preço médio foi de R$ 219,55, representando um avanço de 32,7% frente a janeiro e de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado.