Governo Federal autoriza concurso para a Polícia Federal com mil vagas

Vagas estão distribuídas nos cargos de delegado, perito, agente, escrivão e papiloscopista

Edital de abertura tem prazo máximo de seis meses para ser publicado (Reprodução, PF)

Edital de abertura tem prazo máximo de seis meses para ser publicado (Reprodução, PF)

O tão aguardado concurso para a Polícia Federal foi oficialmente autorizado. A publicação ocorreu nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 19.026-DG/PF. O certame oferecerá mil vagas distribuídas entre diversos cargos da corporação, com previsão de novas contratações para o próximo ano.

Conforme detalhado na portaria, o concurso contemplará os seguintes cargos: 120 vagas para delegado de polícia federal; 69 vagas para perito criminal federal;
630 vagas para agente de polícia federal; 160 vagas para escrivão de polícia federal; e 21 vagas para papiloscopista policial federal.

A portaria determina que a Diretoria de Gestão de Pessoas da Polícia Federal deverá organizar o certame e aprovar as normas necessárias para sua execução. O edital de abertura das inscrições tem prazo máximo de seis meses para ser publicado, contados a partir da data de publicação da portaria.

Expansão do quadro da Polícia Federal

Este concurso faz parte de um plano maior do Governo Federal para reforçar o efetivo da Polícia Federal. No último dia 29 de janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou que 2.000 vagas serão preenchidas até 2026, sendo mil neste concurso e outras mil no próximo ano.

Segundo o ministro, o atual quadro da Polícia Federal conta com cerca de 13 mil servidores, enquanto o histórico da corporação já chegou a 15 mil agentes ativos. O reforço de pessoal visa ampliar as ações da PF no combate ao crime organizado, na segurança das fronteiras e na repressão aos crimes ambientais.