TV Brasil apresenta edição premiada do Caminhos da Reportagem
O programa Caminhos da Reportagem sobre saúde bucal, vencedor do Prêmio CROSP de Jornalismo, ganha exibição especial nesta segunda-feira (17), às 22h, na TV Brasil.
Promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o prêmio está em sua 7ª edição e reconhece os melhores trabalhos jornalísticos que abordam temas relacionados à saúde, com foco em odontologia.
A matéria premiada revela que grande parte da população brasileira ainda sofre com a perda dos dentes, um reflexo das dificuldades de acesso aos cuidados odontológicos. A reportagem exibida originalmente em março de 2024 mostra que, entre os idosos com 65 anos ou mais, 75% perderam todos os dentes, o que muitas vezes leva as pessoas a esconderem suas bocas com a mão.
Com a implementação, em maio de 2023, da obrigatoriedade do atendimento odontológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil Sorridente deixou de ser apenas um programa de governo e se consolidou como uma política de Estado. O Caminhos da Reportagem destaca como a mudança de abordagem ajudou a melhorar a saúde bucal da população, principalmente em regiões mais carentes.
A equipe do canal público percorreu diversas localidades para retratar o impacto das políticas públicas. O programa jornalístico visitou Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, um dos primeiros municípios com menos de 20 mil habitantes a receber recursos do Ministério da Saúde. Lá, a rede de saúde já oferece desde serviços básicos até tratamentos especializados, como próteses, tratamento de canal e a frenectomia, uma cirurgia feita em bebês para remover o excesso de tecido do freio lingual ou labial.
Nas localidades em que os serviços especializados ainda não chegaram, a demanda por extrações dentárias segue alta, por conta da prevalência de cáries. É o caso do quilombo Sucurijuquara, na Ilha de Mosqueiro (PA). O Caminhos da Reportagem conheceu o local e ouviu as demandas da população.
A edição premiada aponta, ainda, a importância de iniciativas de prevenção para evitar a necessidade de procedimentos mais complexos. No Pará, uma dentista viaja todos os dias de Belém para a Ilha de Combu para ensinar a população a fazer a higienização correta dos dentes, especialmente nas escolas.
Em Natal, capital potiguar, a equipe também acompanhou ações que valorizam o papel da odontologia especializada no SUS no auxílio à identificação de vítimas de abuso sexual, abordando a importância do trabalho multidisciplinar na saúde pública.
Prêmio
O prêmio CROSP é destinado a todos os profissionais da imprensa brasileira e estrangeira e reconhece o trabalho de profissionais de imprensa e meios de comunicação que abordem o tema Saúde Bucal. A premiação reforça a relevância do Caminhos da Reportagem como um dos principais espaços da TV Brasil para a discussão de temas de interesse social e saúde pública, sempre com um olhar atento às realidades vividas pela população brasileira.
Sobre o programa
Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de pautas especiais, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.
No ar há mais de uma década, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do canal, como também da televisão brasileira. Para contar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada assunto.
Saúde, economia, comportamento, educação, meio ambiente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única. As matérias temáticas levam conteúdo de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.
Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do canal. O trabalho minucioso e bem executado é reconhecido com diversas premiações importantes no meio jornalístico.