Altas temperaturas deixam 17 cidades do Rio de Janeiro em alerta para calor extremo
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta, nesta segunda-feira (17), de calor extremo que abrange 17 cidades, com validade até a próxima quinta-feira (20).
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro emitiu um alerta, nesta segunda-feira (17), de calor extremo que abrange 17 cidades, com validade até a próxima quinta-feira (20). Medida foi tomada em razão das previsões de temperaturas muito elevadas, levando em consideração o Fator de Excesso de Calor, que analisa as temperaturas médias dos últimos três dias em comparação com dados históricos. As cidades que estão sob alerta incluem Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda. O governo estadual destaca que esses locais não costumam registrar temperaturas tão elevadas nesta época do ano.
Na cidade do Rio de Janeiro, o nível 4 (NC4) foi ativado pela primeira vez desde a implementação do protocolo em 2023, com a sensação térmica superando os 40°C. Em resposta a essa situação, a prefeitura estabeleceu pontos de resfriamento e decidiu suspender as aulas da rede municipal em Barra Mansa durante os turnos da tarde e da noite. A Secretaria Estadual de Saúde também emitiu um alerta sobre o aumento da mortalidade em períodos de calor extremo. Profissionais de saúde são orientados a ficarem atentos a sinais de desidratação, como vômitos e desmaios. Além disso, agentes de saúde devem intensificar as visitas a idosos e pessoas acamadas, reforçando a necessidade de cuidados especiais durante essa onda de calor. As autoridades enfatizam a importância de manter-se hidratado, usar roupas leves e evitar a exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA