Produtores de soja de Mato Grosso do Sul precisam tomar cuidado com as máquinas perto da rede elétrica

Acidentes com a rede elétrica podem ser fatais

É recomendado verificar a área antes de iniciar a atividade e observar a altura da máquina em relação à rede elétrica (Foto: Divulgação/Energisa)

É recomendado verificar a área antes de iniciar a atividade e observar a altura da máquina em relação à rede elétrica (Foto: Divulgação/Energisa)

A colheita de soja 2024/2025 já começou no Mato Grosso do Sul. Mas o período de colheita acende um alerta: o risco de acidentes devido ao uso das máquinas próximo à rede elétrica. Os acidentes podem ser fatais.

O pico da colheita começou em 14 de fevereiro e segue até 14 de março. Para que ele corra sem grandes perigos é necessário que o trabalhador tenha atenção durante o manejo de colheitadeiras, tratores, entre outros maquinários, próximo à rede elétrica para evitar acidentes.

Segundo o coordenador da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de soja), Gabriel Balta, o primeiro passo é verificar a área antes de iniciar a atividade e observar a altura da máquina em relação à rede elétrica, pois devido às dimensões desses equipamentos, a falta de cuidado pode resultar em acidentes graves ou fatais, além da interrupção do fornecimento de energia.

Além disso, em casos de acidentes com a rede elétrica a Energisa deve ser acionada pelo número 0800 722 7272.

A colheita da soja 2024/2025 teve início no final de janeiro no estado, e segundo a Aprosoja/MS mais de 700 mil hectares já foram colhidos até o momento.

Confira algumas recomendações de segurança, segundo a Energisa:

- Antes de utilizar máquinas agrícolas, faça um reconhecimento do local, planeje a atividade, observe com atenção se a altura e largura da máquina manterá uma distância mínima de seis metros da rede;

- Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário (exceto em caso de princípio de incêndio). Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Energisa e os Bombeiros, que desligarão o fornecimento de energia antes de resgatar o condutor;

- Na movimentação de máquinas e tratores, cuidado com os cabos de aço que prendem os postes e torres ao chão. Desvie deles. Esses cabos seguram os postes e não devem ser cortados e nem mudados de lugar;

- No carregamento de caminhões, preste atenção se existe rede elétrica próxima. Mantenha a distância mínima de seis metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

- Jamais operar a abertura da caçamba de caminhão basculante se o veículo estiver debaixo da rede elétrica;

- Estacione máquinas agrícolas distante da rede de energia;

- Mantenha a vegetação podada para facilitar a visualização da rede elétrica.