Com restaurante fechado pela PF, alunos da UFMS podem solicitar auxílio-alimentação
O Restaurante Universitário (RU) do Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas foi interditado no dia 24 de fevereiro após a Polícia Federal identificar indícios de fraude na gestão do serviço de alimentação.
O Restaurante Universitário (RU) do Câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas foi interditado no dia 24 de fevereiro após a Polícia Federal identificar indícios de fraude na gestão do serviço de alimentação. Diante do fechamento, a universidade anunciou a criação de um programa de auxílio alimentação emergencial para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As aulas do primeiro semestre de 2025 terão início no dia 10 de março e seguirão até 12 de julho. Para garantir a alimentação dos estudantes impactados pela suspensão do serviço, a UFMS abriu inscrições para o auxílio emergencial, cujo prazo se estende até 16 de março. Os recursos são provenientes da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Edilson Zafalon, todos os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais podem solicitar o auxílio, desde que atendam aos critérios do edital. "Ainda não sabemos quantas pessoas irão se inscrever, mas faremos uma força-tarefa para a análise dos documentos o mais rápido possível", afirmou.
A diretora do Câmpus de Três Lagoas, Larissa Barcelos, participou de uma reunião remota com representantes dos Centros Acadêmicos para esclarecer detalhes do auxílio. Ela destacou a importância do RU para a comunidade acadêmica e reforçou o compromisso da universidade em atender os estudantes. "Não queremos que os estudantes fiquem com esse auxílio de caráter emergencial, esperamos que o espaço volte a funcionar. [O RU] é um benefício universal, traz algo positivo para todos nós", afirmou.
Para se inscrever, os estudantes precisam estar matriculados em cursos presenciais, possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa e ter o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. O edital prevê a distribuição de 160 auxílios para estudantes que já utilizavam o restaurante. As inscrições devem ser feitas na aba "Inscrições" da página auxilios.ufms.br, após o preenchimento do Perfil do Estudante no Sistema Acadêmico, com a documentação exigida, incluindo a Folha Resumo do CadÚnico.
O pagamento do auxílio está previsto para ocorrer até abril, proporcionando suporte para que os estudantes mantenham sua alimentação durante o período de fechamento do restaurante.