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Invasão hacker

Dados não foram perdidos após invasão hacker e cobrança de US$ 1 milhão, diz prefeito de MS

Sistema da prefeitura foi invadido por hackers em dois momentos


Prefeito Juliano Ferro (PSDB). (Reprodução MPMS | Reprodução PMI)

O  de , Juliano Ferro (), disse que a invasão do sistema da prefeitura do interior não é "nada para nos assustar". Logo, afirmou que não perderam os dados dos contribuintes após ataque hacker e cobrança de US$ 1 milhão para resgate da plataforma de administração.

"Eles atacaram, pediram um resgate de um milhão de dólares, mas nós não perdemos os dados. Eles falam que colheram os dados, mas a gente não sabe se é verdade ou se é mentira, mas graças a Deus nós não perdemos os dados", disse o prefeito.

A invasão ao sistema da Prefeitura de Ivinhema aconteceu no último domingo (2). Ao Midiamax, o prefeito informou que o grupo fez dois ataques.

Recuperação do sistema

Equipe da prefeitura atua na recuperação do sistema. "Nós já estamos trabalhando no dia de hoje, mas nos dois ataques que tivemos, nós não perdemos os dados", ressaltou. Além disso, afirmou que a situação "não é nada para nos assustar" e pontuou que "só trancam o programa, isso que nos prejudica".

Por fim, o prefeito disse que até regularizar a situação do sistema, "ninguém vai conseguir tirar [notas e boletos do ] pelo site. Vai ter que ir se locomover até a Tributação para tirar no local", deixou o recado para os contribuintes.

(Montagem Midiamax, Fotos Reprodução)

Invasão

A invasão ocorreu na noite de domingo (2), por volta das 19h50. Os invasores entraram no departamento de Tributação e Contabilidade. São setores do sistema que reúnem dados pessoais de contribuintes como: nome, CPF, RG, endereço, telefone, data de nascimento e estado civil.

Os dados teriam sido "roubados" pelos criminosos. Os hackers ainda exigiram US$ 1 milhão de resgate.

Assim, o valor garantiria que o não compartilhamento dos dados publicamente. Até o momento, os dados foram apenas criptografados pelos invasores, que exigiram um resgate para a sua liberação.

Os serviços afetados são: emissão de Nota Fiscal Eletrônica e as funções da Plataforma do IPTU on-line, que estão em processo de restauração.

A prefeitura em nota pediu para que a população redobrasse os cuidados com mensagens e compartilhamento de informações pessoais. A prefeitura ainda relatou que adotou medidas de segurança para minimizar os impactos e prevenir novas ocorrências.

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