Sindicato do transporte e logística reforça necessidade de novo rodoanel na Capital
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS), Claudio Cavol, voltou a defender a construção de um novo rodoanel para Campo Grande.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog/MS), Claudio Cavol, voltou a defender a construção de um novo rodoanel para Campo Grande. A declaração foi feita durante audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta sexta-feira (7), que discutiu a necessidade de obras emergenciais no KM 483 da BR-163, na entrada do Bairro Jardim Noroeste.
Cavol, que compôs a mesa de autoridades, destacou a preocupação do setor de transporte com o intenso fluxo de caminhões de grande porte, com mais de 70 toneladas brutas, além do grande volume de motos e carros pequenos que circulam pelo rodoanel.
"Nosso rodoanel não suporta mais o intenso tráfego. O Estado cresceu, Campo Grande cresceu, e precisamos que o governador, o governo federal e a Prefeitura Municipal pensem em deslocá-lo para fora da cidade, distante mais uns 10 ou 12 quilômetros", afirmou.
Durante sua fala, o presidente do Setlog/MS também criticou a renegociação contratual entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária CCR MS Via. Segundo ele, os investimentos realizados na BR-163 nos últimos dez anos foram insuficientes para atender à demanda da rodovia, considerada uma das principais vias de escoamento do país.
"Os investimentos foram ínfimos e não traduzem a realidade que essa rodovia precisa hoje. A BR-163 é a mais importante artéria do desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e, talvez, do Brasil, atravessando do sul ao norte do país. Infelizmente, essa renegociação permitirá que a CCR fique por mais 30 anos com apenas 200 km de duplicação, o que é uma vergonha", criticou Cavol.
A revisão contratual reduziu a meta de duplicação da rodovia para 353 km, menos da metade dos 845,2 km inicialmente previstos. Desses, apenas 203 km são considerados obrigatórios. O acordo também prevê o aumento progressivo do pedágio, que subirá de R$ 7,52 para R$ 15,13 a cada 100 km de pista simples nos próximos quatro anos, impactando diretamente os usuários da rodovia.
A audiência foi proposta pelo vereador Prof. Riverton (PP) em razão dos frequentes acidentes na BR-163, especialmente na entrada do Bairro Jardim Noroeste. Segundo levantamento do parlamentar, entre 2019 e 2025, foram registrados 172 acidentes no trecho, resultando em 148 feridos e sete mortes.
Convidada para participar da discussão, a CCR MS Via não compareceu, o que levou o vereador a solicitar que a concessionária seja convocada para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal.
O evento contou com a presença dos deputados federais Vander Loubet (PT) e Marcos Pollon (PL), do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), João Paulo Pinheiro Bueno, além de vereadores e outras autoridades locais.