A JPM Comércio Atacadista e Serviços Eireli, lacrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (23), tem contratos com a Prefeitura de Campo Grande até julho de 2023. A empresa funcionava na Rua Veridiana, Bairro Atlântico Sul, junto com a Embutidos Tradição Eireli e foi alvo de fiscalização.
No local, foram apreendidos 4.829 quilos de carne estragada além de 570 dúzias de ovos sem origem. O dono fugiu assim que viu a chegada da polícia e acionou os advogados que não quiseram falar com a imprensa.
Em Nova Alvorada do Sul a mesma também é fornecedora do município conforme o Portal de Transparência, com fornecimento de gêneros alimentícios a rede municipal de ensino e diversas secretárias e somente neste ano de 2022 já foram empenhados mais de R$ 700 mil para pagamentos. A muitos anos a empresa é fornecedora no município passando por várias gestões anteriores.
De acordo com o Portal da Transparência da Capital, a JPM tem nove contratos vigentes com o Município, apenas um deles encerrando ainda em outubro de 2022 no valor de R$ 525 mil para aquisição de ovos para a Semed (Secretaria Municipal de Educação).
Os outros oito vencem entre janeiro e julho de 2023. O primeiro no valor de R$ 358.982,09 para aquisição de alimentação escolar. Em fevereiro vence o contrato de maior valor, ao todo R$ 7.869.723,52, para aquisição de proteínas congeladas para a Semed e a SAS (Secretaria de Assistência Social).
Em abril vencem dois contratos, sendo o primeiro no dia 4 no valor de R$ 1.100.261,50 e o segundo dia 20 de R$ 2.595.789,60, para fornecimento de gêneros alimentícios e proteínas congeladas.
No mês de junho vencem três contratos, de R$ 25.350 para aquisição de ovos e no valor de R$ 1.504.056,45 para aquisição de carne bovina, o primeiro para o Fundo Municipal de Assistência Social vencendo dia 24 e o segundo para a Semed terminando dia13.
Dia 14 do mesmo mês encerra o contrato no valor de R$ 787.860,20, para aquisição de ovos. E o último encerra dia 25 de julho com valor de R$ 513.975. Ao todo os contratos chegam a R$ 15.180.998,36.
Já a segunda empresa, manteve contratos com Prefeitura até 2017. No Diário Oficial do dia 13 de maio deste ano, consta uma notificação extrajudicial para os dois locais sobre instauração de procedimento administrativo para eventual apuração de responsabilidade e eventual aplicação de pena.
No Portal da Transparência do Governo do Estado a empresa Embutidos Tradição também forneceu alimentos para as escolas estaduais até 2018. Sobre a JPM, Diário Oficial do Estado publicado no dia 15 deste mês, foi publicado o resultado de uma licitação no valor de R$ 28.243,50 para fornecer alimentação para a Escola Estadual Professora Thereza Noronha de Carvalho, em Campo Grande.
Apesar dos contratos publicados em Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Educação garante que "os itens industrializados são minuciosamente verificados, sem qualquer ocorrência de envio de produtos com prazo de validade expirado. Além disso, caso algum produto tenha qualquer tipo de problema em relação a qualidade, ele é imediatamente devolvido para o produtor - no caso de itens da agricultura familiar - ou para a SUALE que faz a devolução ao fornecedor, para a troca do mesmo. Em nenhuma hipótese os alunos consomem alimentos impróprios ou sem qualidade".
Jornal Folha da Cidade MS