O secretário municipal de Governo, Mário Cesar falou sobre a importância de se qualificar e da oportunidade que a Prefeitura está oferecendo para aqueles que almejam um novo emprego ou aumentar sua renda. “Quero além de parabenizar todos aqueles que concluíram os cursos, se qualificaram pensando em um futuro melhor, agradecer a nossa Prefeita, por oportunizar que as pessoas estudem e se qualifiquem, porque essa é a Capital das Oportunidades, então nós temos que estar preparados para essas oportunidades”, diz o secretário.
O curso “Gerenciando Meu Comportamento Profissional” tem justamente a missão de preparar o aluno para futuras oportunidades, algo fundamental para manter ou não o profissional no seu ambiente de trabalho. A Amanda Ribeiro, 19 anos, concluiu a capacitação e ficou muito surpresa e satisfeita com todo conteúdo abordado. “Aprendi muito e com certeza vou usar esse aprendizado para minha vida profissional. Aprendi que existem diferentes modelos de currículos e para que serve cada um deles”, pontuou.
Mesmo para aqueles que já estão aposentados, a qualificação abre portas. Waldomiro Soares Mendes, 64 anos, concluiu o curso de Agente de Alimentação Escolar. Apesar de nunca ter trabalhado na área e estar aposentado, viu uma oportunidade de não ficar parado e complementar a renda. “Estou aposentado e sinto que tenho muito ainda a oferecer. Me qualifiquei e agora me sinto pronto para voltar ao mercado. O professor muito qualificado e capacitado, curso acessível, sem custo e ainda com benefícios, estou muito feliz”, comemorou Mendes.
O diretor-presidente da Funsat, Paulo da Silva destacou que a Fundação não é apenas uma agência de empregos, mas também um local que oportuniza qualificações profissionais. “Nós também somos um instrumento de mudança na vida das pessoas, uma colocação no mercado de trabalho significa um cidadão andando de cabeça erguida, com sua dignidade restabelecida. A nossa prefeita Adriane Lopes tinha um desejo no coração de que Campo Grande fosse a Capital das Oportunidades, e hoje isso já é uma realidade. Agora nós vamos atender outro pedido, queremos que a Funsat seja a protagonista dessas oportunidades. Sem dúvidas a qualificação é um divisor de águas na vida das pessoas, tenho exemplos de pessoas que se qualificaram e hoje dobraram o seu salário. Então, esse é o caminho, estamos buscando recursos para que nos próximos anos a Fundação traga ainda mais qualificação para Campo Grande”, explicou da Silva.
A Diretora da Escola de Qualificação Profissional, Adriana Assis falou sobre a satisfação em fazer parte de uma equipe que está fazendo a diferença na vida de tantas pessoas. “Estou muito feliz e grata em ver esse auditório com tantos formandos em diversas áreas, nossa equipe está se fortalecendo, buscando recursos para ampliar o número de cursos e ampliar a nossa escola para os próximos anos. Quero aproveitar e convidar a todos para continuarem se qualificando, em busca de um futuro melhor”, finalizou Adriana Assis.
Qualificação
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – parceria do Governo Federal com a Fundação Social do Trabalho -, também teve uma participação significativa na qualificação profissional no ano de 2022.
Foram abertas seis turmas e 141 alunos foram aprovados. Além dos cursos serem gratuitos, presenciais e no período noturno, os alunos selecionados foram beneficiados com vale-transporte diário e assistência estudantil de R$ 100,00 por mês, para custear alimentação durante o período de capacitação
Já a Escola de Qualificação da Funsat ofertou somente no ano de 2022, 22 cursos gratuitos, todos presenciais, formando e certificando 416 alunos.
Fonte: Ascom PMCG