“A presença da família favorece a autoestima dos adolescentes e habilidades para lidarem com responsabilidades, além do fortalecimento emocional. E na construção da escola pública inclusiva e equitativa, as parcerias são fundamentais”, afirma gestora.
Adersino Junior
Escola Estadual Fernando Corrêa, localizada em Três Lagoas, realizou o evento intitulado “Família e Escola”, constante no calendário escolar da unidade, sendo realizados em sábados de manhã e tem sido de extrema importância na trajetória escolar dos estudantes.
“A presença da família favorece o desenvolvimento da autoestima dos adolescentes e habilidades para lidarem com responsabilidades, além do fortalecimento emocional. E na construção da escola pública inclusiva e equitativa, as parcerias são fundamentais”, afirma a diretora Sonia Barbosa, pois tudo corrobora o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Primeiro encontro
O primeiro encontro Família e Escola ocorreu em março e obtivemos uma presença massiva dos pais, principalmente dos estudantes do Ensino Fundamental II e dos novos matriculados oriundos de outras redes.
A abertura da reunião foi feita pelas gestoras Sonia Barbosa e Selma Vieira, dialogando com os pais sobre o perfil da escola, dos direitos e deveres de cada segmento, seguido da apresentação das equipes pedagógica e docente.
Em maio, no encontro Família e Escola também foram pontuadas as questões da corresponsabilização da aprendizagem e, em seguida, houve o sorteio de brindes em alusão ao Dia das Mães. Também em agosto, a escola promoveu juntamente com o Grêmio Diversidade os jogos interclasses de times de pais, estudantes e professores e um animado bingo presenteando os pais.
De acordo com a coordenadora Ana Paula de Amorim Rodrigues, “os encontros Família e Escola são pensados no prisma humanizado pela equipe gestora, de forma que com essas ações, a escola promove um clima acolhedor e de integração, importantes para fortalecer a trajetória escolar de cada discente”, afirma.
Programação especial
Em dezembro, o encontro Família e Escola foi simplesmente emocionante, com uma programação especial elaborada pela equipe pedagógica: a apresentação do Show de Talentos (permitindo o protagonismo estudantil, inclusive um pai presente cantou uma música animando o evento).
O desfile da Beleza Negra em tapete vermelho e entrega de faixa (em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que também incluiu a exposição dos trabalhos feitos em sala de aula sobre a cultura afro-brasileira) e a entrega de menções honrosas aos estudantes destaques (selecionados pela equipe pedagógica) e aos estudantes protagonistas (homenageados pela equipe do programa Escolas2030) – com registros fotográficos da professora Bianca Oliveira.
Além disso, a integração com os pais/responsáveis aconteceu também em outros eventos ao longo do ano letivo, como na reelaboração do Projeto Político Pedagógico e demais reuniões, fizeram-se presentes a presidenta da Associação de Pais e Mestres/ APM Vanuza Amâncio (mãe), o presidente do Conselho Deliberativo Fábio Paniago (pai) a representante eleita do Colegiado Escolar Dinária Batista e a suplente Jubiária Ferreira (mães), além dos membros do Grêmio Diversidade Fernando Corrêa.
Socioemocional
“A escola visa não apenas o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como também o das habilidades socioemocionais e criativas, das relações interpessoais e tudo o que envolve a sua participação no coletivo”, afirma a coordenadora do programa global Escolas2030 Lucy Nakamura.
A diretora adjunta Selma Vieira falou da importância do evento na comunidade escolar, “é de suma importância essa parceria entre a família e a escola, bem como muito necessária a atuação efetiva dos membros instituídos pela comunidade escolar da APM, Colegiado Escolar, Grêmio e representantes de turmas”.
Hoje, a EE Fernando Corrêa atende a quase 1.200 estudantes matriculados, obteve os melhores resultados locais no IDEB e integra o programa global Escolas2030 voltado para o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sendo uma das escolas de referência do país.