Quadrilha usava caminhões com carga de minério para transportar drogas em MS

Quadrilha usava caminhões com carga de minério para transportar drogas em MS

Uma quadrilha de traficantes foi alvo de uma operação policial nesta terça-feira (13) em diferentes cidades de Mato Grosso do Sul e também nos estados de Maranhão, São Paulo, Pará e Minas Gerais. O grupo teria movimentado pelo menos R$ 130 milhões usando cargas de minério como elemento para ocultar o transporte de droga produzida na Bolívia.

A Polícia Federal, responsável pela investigação, disse que os trabalhos foram iniciados após a apreensão de 148 quilos de cocaína em Uberaba (MG). Foi identificado um esquema de tráfico que saia no país vizinho e passava pela região norte de Mato Grosso do Sul até chegar no estado mineiro.

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão em Campo Grande, Ladário e Corumbá e também em Uberaba (MG), Franca (SP), Imperatriz (MA) e Rondon do Pará (PA). Tambérm foi determinado o sequestro de veículos e imóveis, além do loqueio das contas bancárias dos suspeitos.

Segundo a PF, no esquema, o grupo utilizava os caminhões de transporte de minério de ferro de Corumbá para transportar drogas para São Paulo e Minas Gerais. No local de destino, entrava em ação outro núcleo da organização responsável por descarregar a droga do caminhão e realizar a entrega ao destinatário.

Os nomes dos investigados não foram divulgados, entretanto, eles responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas podem chegar a mais de 25 anos de reclusão. A ação recebeu o nome de Operação Rota de Ferro e resultou na apreensão de 5.900 dólares (R$ 31 mil), além de carros, motocicletas, armas e munições.

Foram apreendidos na operação um caminhão, uma S-10, dois veículos Strada, uma Sandero e duas motocicletas. Já as armas de fogo, foram duas pistolas Taurus, um revólver, munições e uma espingarda de chumbinho. Também houve a apreensão de uma televisão e celulares. Três homens foram presos em Corumbá e Ladário.