Os últimos dois dias, segunda e terça-feira (13), a equipe da Carreta da Justiça esteve no município de Laguna Carapã para levar a prestação jurisdicional até os cidadãos. Em dois dias de trabalho, 157 pessoas circularam pela unidade móvel da justiça em busca de soluções para suas demandas. O juiz Claudio Müller Pareja respondeu pelos trabalhos nessa edição na cidade no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
O serviço mais procurado, a exemplo de outras comarcas, foi o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento, totalizando 13 atendimentos. Houve ainda quatro divórcios e uma solicitação de alimentos.
Foram abertas 17 novas ações e feitos 50 atendimentos, consultas, informações e orientações gerais. O representante da Defensoria Pública que acompanha a unidade móvel registrou 40 atendimentos.
A próxima cidade a receber a Carreta da Justiça, encerrando os trabalhos itinerantes para aproximar a população do Poder Judiciário, será Douradina nos dias 15 e 16 de dezembro.
Saiba mais
Compondo o programa Judiciário em Movimento, a Carreta atende desde agosto de 2016 e visa integrar 100% dos municípios sul-mato-grossenses aos serviços da justiça, levando mais qualidade e conforto ao jurisdicionado, que não precisa sair de sua cidade para ter acesso à prestação jurisdicional.
A unidade móvel que viaja pelo Estado é a miniatura de um fórum: gabinete do juiz, sala para Promotor e Defensor Público, sanitário, pequena copa e varanda na frente para recepção de pessoas totalizam 44 m². O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade.
Fonte: Ascom TJ-MS