Mérito "Eneida Cristina" homenageia profissionais e usuários que se destacaram na Assistência Social

Com o objetivo de reconhecer pessoas que se destacaram por suas ações no processo de fortalecimento e consolidação do SUAS a premiação é realizada a cada dois anos pelo Conselho Municipal de Assistência Social com a apoio da Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), em alusão a implementação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) instituída em 7 de dezembro de 1993, que em 2022 completa 29 anos.

A proposta da homenagem também é reconhecer personalidades, trabalhadores e usuários que foram agentes de superação de sua história ou da história de outros usuários. Foram inscritos 31 relatos nas categorias Exemplo de Vida / Superação, Persona SUAS e Trabalhadores do SUAS, que foram analisadas pela comissão de seleção e escolha, composta por conselheiros titulares ou suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social.

Mérito “Eneida Cristina” homenageia profissionais e usuários que se destacaram na Assistência Social
Foto: PMCG

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, lembrou da importância do trabalho realizado pela rede de atendimento da gestão, inclusive pelas OSC"s cofinanciadas, que acolhem e atendem as pessoas em vulnerabilidade social. “Sempre conseguimos atender às demandas graças ao apoio que sempre tivemos da prefeita Adriane Lopes, que abraçou a causa da Assistência Social desde o início da gestão em 2017. É uma gestão parceira, comprometida com a população mais vulnerável”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Christina Gomes de Oliveira, também ressaltou o apoio da gestão. “Temos uma parceria importante com a Prefeitura e com a SAS, por isso trabalhamos para fortalecer cada vez mais essa política que traz elementos que nos permite olhar por aqueles que estão na ponta, necessitando de auxílio, garantindo o direito de cada um. Poder compartilhar esse momento é um privilégio e tenho muito orgulho de fazer parte do SUAS”, disse.

Para a secretária-adjunta da SAS, Inês Mongenot, o Mérito é um momento importante para valorizar os profissionais do SUAS. “A Assistência Social é a política que garante a cidadania, a dignidade das pessoas. Fico feliz em dividir esse momento para honrar os homenageados e todos que ajudam a construir uma política em favor de uma população vulnerável”, pontuou.

 Legado e exemplos

Mérito “Eneida Cristina” homenageia profissionais e usuários que se destacaram na Assistência Social
Foto: PMCG

A mineira Eneida Cristina Gonçalves Ribeiro, que dá nome a comenda, atuou na Prefeitura de Campo Grande como psicóloga efetiva desde o ano de 1986. Sua trajetória profissional de 26 anos como servidora atuante na Política de Assistência Social sempre esteve ligada à humanização em defesa da garantia dos direitos de trabalhadores e usuários do SUAS.

Sua história de vida se alinha à trajetória da construção da Política de Assistência Social na Capital, sempre realizando atividades voltadas aos servidores, atuando em treinamentos, capacitações, assessoramento a equipes multiprofissionais. Foi coordenadora de unidades da SAS e gestora e desenvolvendo ações voltadas à qualidade de vida do trabalhador.

“Ver que a cada ano esse prêmio é renovado, é gratificante porque mostra que todo o esforço dela foi recompensado e pode ser observado nesses servidores homenageados”, enfatizou a filha de Eneida, Maíra Ribeiro Pezzolante.

Homenageados 

Mérito “Eneida Cristina” homenageia profissionais e usuários que se destacaram na Assistência Social
Foto: PMCG

Homenageada na categoria Exemplo de Vida/Superação, Jenifer Pereira Camargo agradeceu à equipe do Centro Dia PCD pelo amparo que recebeu após ficar paraplégica devido a um acidente de carro. Jenifer foi inserida nos serviços da unidade que lhe permitiram recuperar a autonomia, além de apoio emocional. “É importante essa ajuda que recebemos no Centro Dia porque é um acolhimento importante para as pessoas com deficiência, principalmente oferecendo suporte emocional, evitando quadros depressivos”, destacou.

Surpresa com a homenagem na categoria Trabalhadores do SUAS, a assistente social Giseli dos Santos, que ingressou na área há 16 anos como Agente Jovem, hoje atua como é técnica na Gerência da Rede de Proteção Social Básica/SAS orientando os profissionais sobre os serviços desenvolvidos nos CRAS e Centros de Convivência. “Estou muito emocionada porque meu trabalho já faz parte de uma rotina, então não imaginava que pudesse ter um destaque”, comemorou.

Categoria Exemplo de vida: Osman José Rodrigues Navarro, Lucila Helena Jorge Martins dos Santos, Jenifer Pereira Camargo.

Categoria Persona SUAS: Antonia da Silva Bento Barrios, Camila Pinto de Oliveira, Marcilene Ferreira Rodrigues.

Categoria Trabalhadores do SUAS: Inês Auxiliadora Mongenot Santana, Rosana de Fátima Porcino, Gisele dos Santos.