Renato Câmara apresenta indicação para solucionar escassez de sangue no hemocentro de Nova Andradina

Renato Câmara apresenta indicação para solucionar escassez de sangue no hemocentro de Nova Andradina

Em atenção às demandas recebidas da população, o deputado estadual Renato Câmara apresentou indicação durante a sessão plenária desta quinta-feira (15), solicitando que a Unidade Hemosul de Nova Andradina seja transformada em posto de coleta de sangue.

Segundo o parlamentar, a unidade é responsável pelo fornecimento de sangue e hemocompoentes aos hospitais da região, atendendo 244 leitos, além de realizar as provas pré-transfusionais para a maioria dos hospitais da região. Entretanto, atualmente não realiza coletas de sangue, o que dificulta o tratamento de diversas pessoas.

“Essa transformação do Hemosul de Nova Andradina em posto de coleta vai melhorar muito o atendimento das pessoas da região. É importante destacar que em alguns períodos do ano, como as festas que se aproximam, os bancos de sangue ficarem escassos, e as pessoas que têm interesse em realizar as doações não encontram unidades próximas, tendo que se deslocar para outros municípios vizinhos. Então essa mudança vai melhor atender à macrorregião e possibilitar um tratamento de mais rapidez e qualidade”, afirmou Renato Câmara.

Atualmente a Rede Hemosul é composta por doze Unidades Hemoterápicas sendo três em Campo Grande: o HC e as unidades do Hemosul Santa Casa e do Hospital Regional, em Dourados o Hemocentro Regional de Dourados (Hemosul Dourados), e os Núcleos Hemoterápicos, Hemosul Aquidauana, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Essa é uma rede hierarquizada e integrada, que desenvolve atividades, ações e procedimentos necessários e indispensáveis ao suprimento da demanda crescente e permanente de hemocomponentes e hemoderivados.

Entre as demandas recebidas pelo deputado, está o pedido da Senhora Kelly Marciano, que enfrenta a dificuldade da falta de sangue para o pai, Sr. Ademir, que está internado na UTI do Hospital Regional do município.

Após encaminhar a indicação, Renato Câmara enviou resposta para Kelly através das redes sociais e afirmou que vai acompanhar de perto o processo de transformação que cabe agora ao governo.

“Kelly eu espero que seu pai esteja bem e, em relação a dificuldade que seu pai teve ao longo desses dias, na necessidade de sangue em quantidade e tipo sanguíneo aí em Nova Andradina, nós fizemos hoje essa indicação para poder transformar o Hemocentro em Posto de Coleta, que vai melhorar muito a situação e atender a tantas outras pessoas que têm dificuldade de encontrar sangue na quantidade e tipagem necessária. Nós encaminhamos essa demanda ao Governo do Estado e vamos acompanhar essa questão importante de investimento na saúde de Nova Andradina”, finalizou.