Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), em São Paulo.
O ex-atleta estava internado desde o dia 29 de novembro, quando voltou ao hospital Albert Einstein para reavaliar o tratamento quimioterápico e foi diagnosticado com uma infecção respiratória.
De acordo com o hospital, Pelé morreu às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia.
O Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia. Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno!
O Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia. Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno! pic.twitter.com/nbLqRA7Qb9
— Márcio França (@marciofrancasp) December 29, 2022
Estou muito triste, como todo o Brasil, com a partida de Pelé. Rei unânime, aclamado pelo mundo, que levou o futebol, e o Brasil, aos quatro cantos do planeta. Gênio máximo nos gramados, acima de todos os demais.
Rodrigo Maia afirmou em publicação no Twitter, que Pelé deu muitas felicidades não apenas aos brasileiros, mas a todos que amam o futebol.
“A paixão pela seleção brasileira em lugares tão diferentes no mundo se deve a ele, que é e sempre será uma referência do nosso país. Minha profunda solidariedade à família e amigos”, disse Maia.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, também publicou mensagem no Twitter.
“Ao me solidarizar com a família, transmito, em nome da Câmara dos Deputados, um tributo a esse símbolo que honrou e dignificou o Brasil e seu povo. O rei do futebol para todo o mundo. O homem Pelé nos deixa. O eterno Pelé viverá para sempre”, disse.
“O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou”, disse o presidente do Senado Rodrigo Pacheco no Twitter.
“Neste momento de tristeza, o que conforta, entre tantos exemplos deixados por Edson Arantes do Nascimento, é ter a certeza do encantamento proporcionado pelo mineiro de Três Corações, que tornou o futebol algo mágico para todos os fãs do esporte”, completou.
O Rei Pelé nos deixou. O mais magistral jogador de futebol que o mundo viu nos gramados e que elevou o nome do Brasil por onde passou. Interrompeu guerras e conflitos com a bola nos pés e a mensagem da paz.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) December 29, 2022
Este conteúdo foi originalmente publicado em Políticos lamentam a morte de Pelé; veja homenagens no site CNN Brasil.