Agricultores familiares do Assentamento Nova Querência recebem títulos definitivos de suas terras 

Agricultores familiares do Assentamento Nova Querência recebem títulos definitivos de suas terras 

Por meio de trabalho conjunto com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Prefeitura de Terenos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) concedeu 101 títulos da reforma agrária a agricultores familiares do Assentamento Nova Querência. A entrega dos documentos ocorreu na manhã de quinta-feira (22), com a presença do vice-presidente do Incra Adriano Varela Galvão, do superintendente do Incra no Estado Humberto Mota Maciel, do diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges, do prefeito de Terenos Henrique Wancura Budke, da vereadora Lucilha de Almeida e de outras autoridades municipais.

De acordo com o superintendente do Incra, o papel da Agraer é fundamental para fazer a análise da documentação para a titulação dos assentados. "Por ser a Ater (assistência técnica e extensão rural) oficial do Estado, a Agraer acompanha esses produtores há muito tempo e possui o histórico desses assentados para comprovação de suas atividades no campo", explicou Mota.

Essa foi a primeira etapa da entrega dos títulos no assentamento, sendo que a maioria dos lotes (101) foram contemplados com a regularização. O assentamento possui 159 lotes e o Incra pretende contemplar os outros 58 assentados que ainda não receberam a posse definitiva de suas terras. "Quando entregamos um título, estamos proporcionando segurança jurídica, possibilitando a ele o acesso a novas linhas de crédito e, principalmente, entregando ao assentado o real domínio de suas terras", comemorou o superintendente.