Representantes da UFGD participam dos eventos de posse dos chefes do executivo federal e estadual

Representantes da UFGD participam dos eventos de posse dos chefes do executivo federal e estadual

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) esteve representada ontem (01/01) pela reitora em exercício Cláudia Gonçalves de Lima e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Lívia Gussoni Basile, na solenidade de posse de Eduardo Corrêa Riedel como governador de Mato Grosso do Sul, realizada na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e pelo professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Tiago Botelho, na posse de Luiz Inácio Lula da Silva para o terceiro mandato na Presidência da República, no Palácio do Planalto, em Brasília. 

Na manhã de hoje (02), o professor Tiago Botelho também representou a universidade no evento que marcou o início das atividades do novo ministro da Educação, Camilo Santana, na sede do MEC.

Para a reitora da UFGD em exercício, Cláudia Lima, a participação da universidade nesses eventos contribui para o estreitamento das relações entre as instituições e é uma demonstração de apoio aos gestores. “O novo momento do Ministério da Educação possibilita uma construção dialógica importante com a UFGD no sentido de reconstrução da universidade, da recomposição orçamentária e dos investimentos”, afirma Cláudia. 

Especificamente sobre a posse do novo governador, a reitora em exercício disse que a Reitoria já estava mantendo uma ligação próxima com o governo de Reinaldo Azambuja e a intenção é dar continuidade a isso na gestão Riedel. 

Por ser uma instituição de ensino superior, muitas parcerias podem ser estabelecidas visando a articulação com as escolas de ensino médio, sob responsabilidade do executivo estadual. Em outubro do ano passado, por exemplo, a Secretaria de Estado de Educação emprestou os ônibus que levaram os alunos do terceiro ano das escolas estaduais para o evento Faculdades Abertas, em que a UFGD apresenta as principais características dos seus cursos de graduação e busca atrair candidatos para os vestibulares.

Além disso, a reitora em exercício complementa que esses eventos proporcionam oportunidades de contato importantes com representantes de outras instituições, parlamentares e demais autoridades que podem resultar em ações futuras de interesse da universidade. Em conversa com Geraldo Resende, eleito deputado federal por Mato Grosso do Sul, Claudia Lima fez o convite para uma reunião na UFGD, em data ainda a ser definida.

Em Brasília, Tiago Botelho também convidou o ministro da Educação, Camilo Santana, para visitar a UFGD e pediu atenção especial para as universidades que sofreram intervenção durante o governo de Jair Bolsonaro. “A UFGD foi a primeira a ter intervenção e o projeto de destruição foi muito grande. O ministro disse que a equipe de Lula veio para mudar, que vai fazer diferente e que ele (ministro) quer fazer um percurso pelas universidades”, contou o professor.

Entre as políticas prioritárias da nova gestão do MEC, enumeradas durante o discurso realizado na manhã de hoje, está a alfabetização na idade certa de crianças do ensino básico (prioridade absoluta), o combate à evasão escolar, em especial no ensino médio, a ampliação do ensino em tempo integral, o fortalecimento do orçamento e da autonomia das universidades públicas, a ampliação do acesso dos alunos à internet e a aprovação, no Congresso, da criação e regulamentação do Sistema Nacional de Ensino (SNE).