AGEMS realiza mais de 80 visitas técnicas para conferir qualidade do serviço de inspeção veicular em MS
A expertise da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) na fiscalização de serviços concedidos já está sendo aplicada na melhoria da inspeção de segurança veicular em Mato Grosso do Sul. Mais de 80 visitas técnicas foram feitas em dois meses a vistoriadoras e estampadoras, para mapear e aperfeiçoar procedimentos que garantam cada vez melhores serviços aos usuários.
Fruto de convênio inédito assinado com o Detran/MS, a atuação da AGEMS abrange em torno de 113 Empresas Certificadoras de Veículos (ECV) e 90 Empresas Estampadoras de Placas de Identificação Veicular (EEPIV). Nesta terça-feira (27) ocorreram mais duas visitas técnicas, na Capital, pela equipe da Câmara de Inspeção de Segurança Veicular.
A expectativa é positiva entre as empresas do segmento, que estão conhecendo o trabalho da Agência Reguladora, como uma estampadora que tem matriz em Dourados e filiais na Capital, em Três Lagoas e Paranaíba.
"Tem que melhorar mesmo, tem que ser um trabalho padrão para todos", acredita Denis Spinelli, responsável pela unidade na Avenida Tamandaré, em Campo Grande, que tem cerca de três anos de funcionamento e atualmente realiza, em média, 700 emplacamentos. "Nós aqui temos uma preocupação muito grande com a qualidade e com a satisfação dos clientes, tanto que nosso reconhecimento é muito positivo nas avaliações públicas. Acredito que a fiscalização para melhorar as empresas é boa para todos".
Qualidade para o usuário
Avaliação semelhante tem o empresário Rafael Ponteli Ataide, proprietário há um mês da certificadora localizada no estacionamento do Shopping Campo Grande. Em local estratégico, em frente à loja do Detran, a empresa dispõe de espaço de atendimento interno e área coberta para realização da inspeção.
Rafael conta que providenciou recentemente a aquisição de equipamento e documentação que estavam pendentes ao assumir a empresa e que está investindo também em informação, para garantir que o serviço atenda integralmente as normas técnicas e administrativas do Detran. "Acredito que é muito importante padronizar "pra cima"", diz, apostando na qualidade geral da prestação de serviços pelas empresas do setor. "Ainda tem muitos usuários que não sabem que esse trabalho é terceirizado, que não é mais preciso levar o carro lá na sede do Detran. Então, além de saber que agora tem empresas como a nossa, o cliente precisa ter a garantia de que tudo está sendo feito com a qualidade que precisa", completa o associado Luiz Carlos Ponteli.
MS Referência
As visitas técnicas estão sendo supervisionadas pela Câmara Técnica de Inspeção Veicular, da Diretoria de Transportes, Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos, com a execução de uma equipe contratada e capacitada por meio do convênio que envolve o Detran e a Fundação de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Cultura (FAPEC/UFMS). "Esse é um trabalho que vai identificar e melhorar todo o processo de fiscalização que já era feito pelo Detran", explica o coordenador da Câmara, Ernesto Katsu.
Para o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, essa atuação inédita da Agência no segmento vai colocar Mato Grosso do Sul como referência nacional. "É um momento ímpar para nossa agência. Esse projeto é um grande desafio, estamos produzindo uma inovação que vai colocar nosso Estado como modelo".