Estadual começa neste final de semana com dois jogos no interior
Competição deste ano terá 10 clubes divididos em dois grupos com cinco equipes
A primeira rodada do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense 2023, começa neste domingo(22), a partir das 15h30, com duas partidas que serão disputadas no interior do Estado.
O jogo que abre o calendário da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), será entre o Dourados Atlético Clube e o Aquidauanense, que será disputado no Estádio Fredis Saldivar (Douradão), há cinco anos sem receber torcedores, o Douradão foi liberado pelo Ministério Púlbico nesta semana, para ter capacidade de comportar 2.500 pessoas, o jogo é valido pelo grupo B.
Mudanças na tabela adiaram a estreia do Operário de Campo Grande, que seria neste domingo(22), contra o Coxim, para o próxima semana dia 29/01, em duelo diante do Comercial, no estádio Jacques da Luz, na capital.
Já em partida de estreia do grupo A, haverá o Clássico do Bolsão entre Costa Rica e SER Chapadão, que será disputado às 16 horas, no domingo(22), no Estádio Municipal Laerte Paes Coelho (Laertão), em Costa Rica.
Segundo o regulamento do Campeonato Estadual, divulgado pela FFMS, na fase de grupos, as equipes se enfrentam em turno e returno, totalizando 10 rodadas.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, e posteriomente jogam a semifinal e final, com partidas de ida e volta. O ultimo colocado de cada grupo, será rebaixado para a Série B do Sul-Mato-Grossense 2024.
O sistema eliminatório, disputado apartir da segunda fase, volta neste ano ao Estadual após mudança de regulamento feito em 2021, que definia o campeão e vice-campeão em fase hexagonal com seis clubes.
Ao todo, participam 10 equipes, no grupo A tem Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica), Operário Futebol Clube (Campo Grande), Esporte Clube Comercial (Campo Grande), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul) e Coxim Atlético Clube (Coxim).
Já no chave B os times que compõe a chave são Dourados Atlético Clube (Dourados), Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Operário Atlético Caarapoense (Caarapó), Novo Futebol Clube (Sidrolândia) e Ivinhema Futebol Clube (Ivinhema).
O Operário, de Campo Grande, é o atual campeão do Estadual, o décimo segundo título foi conquistado após série invicta do Galo, na fase hexagonal final de 2022. Nas últimas 10 rodadas, o Operário venceu seis jogos e empatou em apenas dois.
DUAS VAGAS NA COPA DO BRASIL
Mudança de regra na Copa do Brasil do ano de 2024 devolve para o futebol de Mato Grosso do Sul a segunda vaga na competição, à qual tinha perdido direito a partir de 2021.
A entidade mudou os critérios de classificação para a Copa do Brasil, cujas vagas eram distribuídas via ranking nacional de clubes. A partir de 2024, o critério de classificação passará a ser conforme a posição no ranking de federações.
Ou seja neste Sul-mato-grossense, o campeão e vice-campeão do Estadual, estarão classificados para a Copa do Brasil de 2024.
Segundo o vice-presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), Marcos Tavares, a recuperação da vaga é uma conquista política da federação.
"Foi um grande ganho para MS [a volta da segunda vaga]. Espero que isso possa trazer para o Estadual uma melhora na qualidade técnica e na contratação de jogadores em 2023, deixando mais atrativa a competição para o público", declarou Tavares.