Mato Grosso do Sul tem atualmente 13 focos de ferrugem-asiática detectados em lavouras de soja, enquanto o vizinho Mato Grosso tem nove casos da doença. Na semana passada a Fundação MT comunicou a incidência de focos de ferrugem asiática em lavouras de soja na região sul do Estado.
Os dados oficiais divulgados no site do Consórcio Antiferrugem mostram que, no momento, Mato Grosso do Sul tem mais casos oficiais do que o Mato Grosso. Os casos estão em lavouras de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Bonito, Sidrolândia e Chapadão do Sul.
A Iagro/MS (Agência de Defesa Sanitária Vegetal) afirma que monitora a ocorrência da praga durante o período de safra em todo o Estado. E produtores devem realizar o monitoramento da ocorrência da praga durante o período de safra.
"Produtores devem realizar o adequado controle químico, biológico ou mecânico de prevenção ou combate da doença, de acordo com as recomendações ou prescrições do responsável técnico, cumprir o período do vazio sanitário e do calendário de semeadura", são as recomendações da área técnica da Iagro.