Santa Casa pede doação de sangue após atingir nível crítico de estoque

Santa Casa pede doação de sangue após atingir nível crítico de estoque

Os estoques da Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul estão em situação crítica, operando com a capacidade menor que o indicado. Atualmente, as reservas de sangues de todas as tipagens encontram-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento do hospital por poucos dias.

Nas últimas semanas, a saída de sangue está maior que a entrada, e a Unidade está com dificuldade para reequilibrar esse fluxo. “Os sangues O+ e O- são os que fazem muita falta. Hoje, o estoque não equivale a 5% do necessário”, explica a supervisora de enfermagem da Unidade, Glauciane Nolasco.

Todo sangue doado é repassado para o Hemosul, onde ocorre a separação dos hemocomponentes. Depois de separados, essas bolsas retornam para a Agência Transfusional da nossa instituição e a utilização maior ocorre no Centro Cirúrgico, no Pronto-socorro e Centro de Terapia Intensivo (CTI), respectivamente”, reforça a profissional.

De acordo com a supervisora da Unidade, por conta das viagens típicas do final e do começo do ano, as reservas costumam operar em condições de escassez no período das férias. “Nos meses entre dezembro e fevereiro, as doações caem consideravelmente, de maneira significativa”, ressalta, Glauciane Nolasco.

Como ajudar

Para facilitar o atendimento, desde 2022 os doadores têm mais comodidade, ao deixarem seus carros de forma gratuita no Estacionamento H.T., localizado na rua Eduardo Santos Pereira, número 105, em frente a Santa Casa enquanto praticam o ato de salvar vidas. Após a ação, o doador de sangue deverá apresentar seu comprovante no local e sair sem gastar dinheiro.

Para doar, basta chegar na unidade e aguardar o atendimento, as doações são feitas por ordem de chegada e duram, em média, 40 minutos. Os interessados devem estar em boas condições de saúde e alimentados, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar os documentos originais com foto para a identificação. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos contatos (67) 3322-4135 ou (67) 99273-7356.