PMNAS

Defesa do ex-comandante da PMDF pede ao STF revogação da prisão

Por Midia NAS em 27/01/2023 às 21:56:21

No pedido, a defesa cita que a situação foi descrita pelo interventor federal, Ricardo Cappelli, em entrevista coletiva ocorrida nesta sexta-feira (27).

A declaração foi dada em relatório apresentado sobre a ação dos agentes para proteção dos edifícios dos Três Poderes em Brasília.

Segundo Capelli, não houve a elaboração prévia de Planejamento Operacional nem Ordem de Serviço emitido pelo Departamento Operacional da PMDF em relação aos fatos.

“Foi possível constatar que o Comandante Geral da Polícia Militar do Distrito Federal esteve em campo atuando operacionalmente (relato constante do Anexo I, Relatório da SOPI), o qual inclusive figurou entre os policiais militares feridos no combate direto aos ataques ao Supremo Tribunal Federal. Embora estivesse operando pessoalmente no campo, as evidências indicam que o coronel perdeu a capacidade de liderar seus comandados diretos, uma vez que suas solicitações por reforço não foram consideradas nem atendidas prontamente”, disse Capelli.

A defesa alegou ainda que, enquanto Comandante-Geral, o coronel não participou do planejamento da operação de segurança que antecedeu os eventos criminosos do dia 8 de janeiro.

“Por consequência, não há assunção fática da responsabilidade de eventual risco causado por omissões na estruturação da segurança, uma vez que ele não assumiu o compromisso de atuar, naquele momento, como barreira de contenção de riscos e, não deveria fazê-lo, em razão das competências e atribuições legais estruturantes da PMDF”, disse.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Defesa do ex-comandante da PMDF pede ao STF revogação da prisão no site CNN Brasil.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2