O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada em um pedido de visto de turismo para permanecer mais seis meses nos Estados Unidos, segundo Felipe Alexandre, um dos seus advogados, afirmou ao jornal Financial Times.
Segundo Alexandre, o pedido foi recebido pelas autoridades norte-americanas na última sexta-feira (27/1). O ex-presidente está no paÃs com um visto especÃfico, destinado a autoridades e representantes de Estado, que expira nesta segunda (30/1), um mês após a chegada no estado da Flórida, a dois dias do fim de seu mandato.
O advogado afirmou ao jornal que aconselhou Bolsonaro a não deixar o território norte-americano enquanto a autorização não é processada, o que pode levar meses, e disse ainda que o ex-chefe do Executivo "pode eventualmente decidir pedir um visto mais permanente do que a extensão de seis meses que está buscando". "Acho que a Flórida será seu lar temporário longe de casa. Neste momento, com esta situação, acredito que ele precise de um pouco de estabilidade", observou.
8 de janeiro
A presença de Bolsonaro no paÃs vem colocando o governo de Joe Biden em uma posição desconfortável. No começo do mês, 41 parlamentares democratas assinaram uma carta pedindo que o visto do ex-presidente seja revogado.
"Não podemos permitir que o Sr. Bolsonaro ou qualquer outro funcionário brasileiro se refugie nos Estados Unidos para escapar da Justiça por qualquer crime que tenha cometido durante o exercÃcio de suas funções", diz o documento.
Para o advogado de Bolsonaro, não há indÃcios de que o ex-presidente tenha cometido qualquer crime relacionado aos atos de vandalismo nos prédios dos Três Poderes no 8 de janeiro. "Se você vai expulsar alguém do paÃs, tem que ter uma justificativa legal para isso", afirmou.
A tentativa de permanecer em solo norte-americano vem dois dias após o filho e senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmar que o pai não tem data para voltar ao paÃs. "Não tem previsão. Ele que sabe. Pode ser amanhã, pode ser daqui a seis meses, pode não voltar nunca, não sei", declarou.