"Falta de planejamento e competência" diz vereador sobre alto índice da dengue em Corumbá
O vereador Luciano Costa está buscando informações junto à Prefeitura em relação à execução de serviços de limpeza e roçada na área urbana de Corumbá. O pedido foi feito na sessão ordinária de segunda-feira, 6, e direcionado ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Ametlla.
No requerimento, o vereador pediu que o titular da pasta disponibilize cópias de contratos referentes à execução de limpeza e roçadas, como forma de fiscalizar o trabalho realizado até o momento, tendo em vista as reclamações surgidas nos últimos dias em relação a mato alto, principalmente.
Luciano ressalta que isso se faz necessário, principalmente no atual momento em que aumentam os casos de dengue na cidade, e o matagal tem sido um dos responsáveis pela proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.
Na mesma sessão ele pediu ao titular da pasta, a realização de serviços de roçada na região de entorno ao Aeroporto Internacional de Corumbá, bem como de um terreno existente no cruzamento das ruas Cuiabá e República do Paraguai, além do início das ações de combate à dengue, como aplicação do "fumacê", por parte da Secretaria de Saúde.
À reportagem do Folha MS, o vereador ressaltou que a manutenção das vias, realização de ações como mutirões de limpeza, é um dever do poder público, que se omitiu e hoje observa, ainda atônito, o crescimento dos casos de dengue no município.
“Faltou planejamento e principalmente competência para se tratar um assunto que é recorrente todos os anos. Todo ano chove muito neste período, não tivemos ações de limpeza, a cidade está suja, mato para todo lado, a prefeitura não executa a limpeza e manutenção nem das áreas da sua competência e fica sem moral para cobrar de donos de terrenos, que simplesmente seguem o exemplo do poder executivo”, destacou
MAIS SERVIÇOS
O vereador solicitou ainda a substituição das lâmpadas existentes na Rua Edu Rocha, entre as ruas Cabral e Venceslau de Barros, região movimentada na cidade e um dos pontos preferidos de pessoas adeptas a atividades físicas.
Pediu ainda o início de um trabalho por parte da pasta de Infraestrutura, visando recuperar e manter em perfeitas condições de uso, todas as praças de esportes e de lazer existentes na cidade.