PT defende perfil parecido com "André Lara Resende" para diretoria do BC
-
Líder do PT critica autonomia do BC, mas diz que Lula não destituirá Campos Neto
-
Não há iniciativa de mudar status do Banco Central, diz Randolfe à CNN
-
Reunião do Conselho Político da Coalizão corrobora com críticas de Lula a juros altos
Sua missão seria liderar internamente no banco um contraponto à política monetária de Campos Neto. Lara, por ora, comandará uma comissão de estudos estratégicos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, presidida por Aloizio Mercadante.
Ao lado da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, ele é um dos que têm opinado nos bastidores sobre a política econômica do governo e também criticado a política de juros do BC. Lara Resende é também um nome muito próximo ao ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, e ao secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo.
Seria, portanto, um nome de consenso entre os grupos internos do governo que discutem a política econômica, além, claro, de agradar ao presidente também. O economista chegou a ser convidado por Lula para ser Ministro do Planejamento, mas declinou.
Há dúvidas no PT se ele aceitaria uma diretoria no BC. No Senado, lideranças com quem a CNN conversou nesta quarta-feira (8) disseram que dificilmente a casa rejeitaria um nome apresentado pelo governo para as diretorias do BC. Isso só ocorreria se o nomeado não tivesse currículo pra ocupar o cargo. Questionado, Lara Resende disse à CNN que não foi consultado sobre uma eventual indicação.
Este conteúdo foi originalmente publicado em PT defende perfil parecido com “André Lara Resende” para diretoria do BC no site CNN Brasil.