No início do mês, os Estados Unidos derrubaram um suposto balão espião de origem chinesa que sobrevoava a costa da Carolina do Sul. Entre sexta-feira (10) e o último domingo (12), três objetos voadores não identificados foram derrubados nos Estados Unidos e no Canadá. Até a noite de domingo, não havia confirmação se a China tinha relação com os eventos.
Diante desses fatos, há uma incerteza em relação ao futuro das relações diplomáticas entre Estados Unidos e China.
“Com base em sua trajetória de voo e dados, podemos conectar razoavelmente este objeto ao sinal de radar captado sobre Montana, que voou próximo a locais sensíveis do Departamento de Defesa”, disse o comunicado.
“Não avaliamos que fosse uma ameaça militar a qualquer coisa no solo, mas avaliamos que era um risco e uma ameaça devido às suas capacidades de vigilância em potencial. Nossa equipe agora trabalhará para recuperar o objeto em um esforço para aprender mais sobre ele.”
O objeto voava a 20 mil pés de altura (cerca de 6.100 metros) quando foi derrubado, segundo informações passadas por um oficial norte-americano à CNN.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, respondendo a uma pergunta em um briefing regular à mídia em Pequim, não forneceu mais detalhes.
Questionado sobre como a China reagiu aos voos, Wang disse que a resposta da China a tais incidentes é responsável e profissional.
A minuta do texto, a qual a CNN teve acesso, acaba com as operações de Garantia da Lei e da Ordem, diz que as Forças Armadas poderão ser designadas apenas para ajudar missões civis; obriga os militares que quiserem exercer cargos públicos a irem direto para a reserva; e veda o uso do cargo, função ou arma para qualquer intervenção política.
Os formuladores do texto são os deputados Carlos Zarattini, Alencar Izidoro e Rui Falcão, que como a CNN mostrou deverá ser o nome do partido para comandar a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, colegiado por onde se iniciam as tramitações de toda PEC na casa.
A aparência da cantora levou os usuários a especular nas redes sociais que ela estava grávida.
O Hollywood Reporter e outros meios de comunicação disseram que um representante da cantora confirmou a gravidez.
Rihanna deu à luz seu primeiro filho, um menino, com o rapper A$AP Rocky em maio de 2022.
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trocas de acusações entre EUA e China sobre objetos voadores e mais de 13 de fevereiro no site CNN Brasil.