Jojo Todynho pede exclusão do nome da mãe de certidão; saiba se é possível
-
Quem são os chineses que se reúnem em bairros nobres para fazer lives
-
John Travolta fez voto de celibato após morte da mulher, diz fonte próxima
-
“J-hope IN THE BOX”: 7 fatos sobre membro do BTS que estrela documentário
“Eu entrei com um processo de exclusão do nome dessa senhora que me colocou no mundo da minha certidão de nascimento, vou deixar apenas o nome do meu pai. E por que? Porque quem me criou foi minha avó, ela me educou, me deu amor, amparo e carinho”, afirmou Jojo.
“Tudo o que eu tenho e sou hoje eu devo a minha avó. Tentei fazer meu papel de filha, mas não deu e tá tudo certo. [ ] Por isso que tomei essa decisão muito dura. Vai rolar processo”, acrescentou a cantora.
A decisão de retirar o nome da certidão teria partido após um áudio que a mãe da cantora a teria chamado de “ordinária” em uma conversa com o ex-marido de Jojo, Lucas Souza.
É possível retirar o nome da mãe da certidão?
De acordo com o advogado especializado em Direito de Família Rafael Gonçalves, é, sim, possível retirar o nome da mãe ou pai da certidão de nascimento, mas não é um procedimento simples.
O advogado ressalta que o Judiciário precisou se “adaptar às mudanças do conceito de família da sociedade, criando mecanismos de substituição, alteração e exclusão da maternidade ou paternidade”.
Segundo Rafael Gonçalves, “a exclusão deve ser feita pela via judicial. A decisão deve ser motivada por uma circunstância grave, como abandono afetivo, alienação parental ou constrangimento grave suportado”
O advogado acrescenta que a mãe de Jojo teria direito ao contraditório, ou seja, à defesa.
“Nessa oportunidade, [a mãe] levará ao conhecimento do juiz a sua versão dos fatos, e provas que sustentem a sua pretensão. Após a sentença, caberá recurso de ambas as partes”, afirma.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Jojo Todynho pede exclusão do nome da mãe de certidão; saiba se é possível no site CNN Brasil.