Um verdadeiro passeio por uma das cidades mais importantes de Mato Grosso do Sul. O desfile da Unidos da Major Gama, reverenciou a cidade de Dourados, importante polo econômico do Estado e levantou a arquibancada com desfile empolgante na passarela do samba.
Pilar do progresso, a terra habitada pelos povos Terena, Guarani e Kaiowá cuja presença dos descendentes é marcante até os dias atuais, constituindo uma das maiores populações indígenas do Brasil e que mesmo 150 anos depois resistem, confinados em reservas, foram marcantes na avenida General Rondon.
O desfile passou pelos costumes com influências originárias dos estados e países de seus povoadores entre os quais está à cultura paulista, sulista e de países como Síria, Líbano, Japão e Paraguai.
A comissão de frente “Os verdadeiros Donos do Chão” e seus 12 integrantes pediu passagem para os 800 componentes e as 20 alas na homenagem ao Portal do Mercosul. Com uma apresentação impecável e coreografia que deu brilho à apresentação, retratou os costumes e danças indígenas.
Na segunda Ala da escola “Tem festa na Aldeia” trouxe o Grupo cênico da cidade de Dourados, representaram as três etnias maternas: Terena, Guarani e Kaiowa.
Muito presente em todo desfile, a Força do Povo Indígena e toda sua influência na formação cultural estiveram marcados, nos adereços, como cocares que foram confeccionados na aldeia Terena e doados para abrilhantarem o desfile da Unidos da Major Gama.
O agronegócio também foi marcado pela representação da cultura do café, da soja e do milho, um dos motores da economia brasileira.
A cidade que detém um dos melhores índices de qualidade de vida, tem na saúde e educação um dos carros chefes da administração.