O enredo desenvolvido baseado em passagens de 3 dos 4 livros escritos pelo Sr Aziss Tajher Iunes, foi a aposta da Unidos da Vila Mamona para o desfile do carnaval em 2023.
O legado literário dentista, professor, escritor e historiador, falecido em 13 de julho de 2013. O homenageado é pai do prefeito Marcelo Iunes.
Uma história repleta de muita cultura, festas, belezas naturais e peculiaridades descritas pelo olhar do homenageado.
O amor pelo carnaval descrita em muitas de suas crônicas já em meados dos anos 60, relembra o orvalho da noite, o som do baile de carnaval nos clubes da cidade , as ruas alegres e as vielas enfeitadas pela magia do carnaval.
O abre-alas da agremiação, “Carnaval dos Velhos Tempos” retratou a alegria dos festejos momescos, um dos momentos marcantes das festividades carnavalescos.
O coração da Escola, representaram o Rei Momo da Folia com as cores de um dos tradicionais cordões de carnaval da cidade, o Cravo Vermelho.
As comemorações no chamado “Domingo Gordo” foram relembradas na passagem da escola mencionando a saudosa “Guerra de Confetes” que acontecia com o confrontamento sadio na rua Frei Mariano na descida de um Cordão e subida de outro.
A influência da Marinha do Brasil na região, com a chegada de Marinheiros do Rio de Janeiro, foi fundamental para e com grande participação para fundação das primeiras escolas de samba na região. As histórias foram retratadas pelo homenageados no livro a “Cidade onde Nasci”
Ficha Técnica
Presidente: Joana de Fátima Flores Medeiros
Vice-Presidente: Sonia Ramona da Silva Carvalho Monteiro
Tesoureiro (a): Conceição Aparecida Ortiz Figueiredo Costa
Secretário (a): Maryssandra de Arruda Ferreira
Diretor (a) Geral de carnaval: Cláudio Eduardo Soares Braga
Carnavalesco: Claudinho Tasso
Enredo 2023: “Os mais doces versos que escrevi revelam a minha carta de amor, pela Cidade em que nasci”
Nº de Diretores: 37 – Comissão de frente: 10, -Carros Alegóricos: 04 incluso Abre alas, -Nº de Alas: 15 + especiais
Mestre-Sala e Porta Bandeira: 02 CASAIS, -Bateria: 80, -Nº de componentes a desfilar:
(650) Seiscentos e cinquenta.
Quesitos:
De acordo com a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), oito quesitos, com dois jurados cada, estiveram sob avaliação: bateria; samba-enredo; fantasias; alegorias; enredo; comissão de frente; mestre-sala e porta-bandeira e o conjunto harmônico (harmonia/evolução). Pelo regulamento, as agremiações tiveram tempo mínimo de 55 minutos de desfile e máximo de 70 minutos.