Vereadores da Comissão de Saúde acompanham acontecimentos na UPA e querem audiência urgente com o prefeito Alan
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) tem sido o socorro dos enfermos em Dourados _ Divulgação
Vereadores que integram a Comissão de Higiene e Saúde da Câmara Municipal de Dourados devem se reunir com o prefeito Alan Guedes (PP), tão logo ele retorne à cidade. Na agenda a ser debatida com o chefe do Executivo estarão os acontecimentos recentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), único estabelecimento de saúde em funcionamento no período de carnaval, quando foi decretado ponto facultativo em todo o município.
A presidente da Comissão, vereadora Liandra Brambilla (PTB), a vice-presidente, vereadora Tânia Cristina (PP) e o membro, vereador Jânio Miguel (PTB) participam de uma reunião com o pessoal da UPA na próximo quinta-feira, 23, para colher informações sobre a realidade do setor de saúde no período de carnavalesco.
A situação que já não era das melhores, ficou ainda mais agravada diante da morte das duas crianças em menos de uma semana, circunstâncias que colocam sob questionamentos o atendimento oferecido às vítimas no estabelecimento de saúde.
Informações preliminares dão conta de que, apesar de ser o único estabelecimento de saúde pública oferecendo atendimento à população em geral, haveria apenas um médico de plantão o que obrigaria os pacientes esperarem entre oito e 10 horas pelo atendimento.
No caso das duas crianças que morreram, a informação que se tem é de que elas passaram pela UPA e, após avaliadas, foram mandadas para casa.
Diante disso, os vereadores da Comissão de Saúde solicitaram um horário urgente na agenda do prefeito tão logo ele retorne e retome seus afazeres na Prefeitura Municipal.
A Comissão de Saúde também estende os sinceros sentimentos às famílias das duas crianças envolvidas nesse triste episódio, se empenhando ao máximo para que esses fatos sejam esclarecidos o quanto antes.