Além de aproximadamente 30 agentes da corporação ficaram ilhados, além de alguns membros da Defesa Civil e dois moradores de São Sebastião. Todos eles precisaram deixar o local de helicóptero após algumas encostas começarem a ceder, deixando o grupo ilhado.
Eles participavam da busca por um caseiro de 52 anos, que segue desaparecido desde o temporal que ocorreu entre o dia 18/2 e 19/2, sábado e domingo de Carnaval. Ao todo, 65 pessoas morreram. O retorno das chuvas também fez um trecho da rodovia Rio-Santos ser interditado.
Em vídeo, um membro do grupo mostra que duas barreiras começaram a ceder com o retorno da chuva. Ele diz que não há nada a ser feito e pede apoio ao Corpo de Bombeiros e ao Exército. No Twitter, a Corporação negou que a equipe ficou ilhada, indo de encontro ao que diz o homem na gravação.
Na tarde de hoje, 28, ocorreu uma forte chuva no local de buscas com deslizamentos de terra, o que fez com que fosse antecipada a retirada das equipes. Toda a operação ocorreu dentro da normalidade e segurança. #193S
— Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) February 28, 2023
“Na tarde de hoje, 28, ocorreu uma forte chuva no local de buscas com deslizamentos de terra, o que fez com que fosse antecipada a retirada das equipes. Toda a operação ocorreu dentro da normalidade e segurança”, reconheceu o Corpo de Bombeiros da PMESP, após negar que a equipe ficou ilhada.
São Sebastião é a cidade mais prejudicada pelos temporais no Litoral Norte, concentrando a maioria das mortes. Ubatuba, Guarujá e Bertioga também foram atingidas, registrando diversos desabrigados e desalojados.
Der acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas que atingiram essas cidades foram as maiores registradas em 24 horas em todo o Brasil.
The post São Sebastião: bombeiros ficam ilhados e são resgatados de helicóptero first appeared on Metrópoles.