O Independiente del Valle é o grande campeão sul-americano. Na noite desta terça-feira (28), no Maracanã, a equipe equatoriana bateu o Flamengo nos pênaltis, após vitória do Rubro-Negro por 1 a 0 no tempo regulamentar, e ficou com título da Recopa.
A derrota é a terceira do Rubro-Negro em decisões na temporada. Neste ano, o Flamengo já amargou o vice da Supercopa do Brasil diante do Palmeiras e caiu na semifinal do Mundial de Clubes ao ser batido pelo Al Hilal por 3 a 2. O novo tropeço aumenta a pressão sobre o técnico Vítor Pereira, que tem o trabalho questionado pelos torcedores rubro-negros.
O jogo
O Flamengo foi a campo na noite desta terça-feira (28) precisando vencer o Independiente del Valle por dois gols de diferença em razão da derrota por 1 a 0 no jogo de ida, em Quito, no Equador. Prevendo que o adversário não iria trazer tanto perigo ofensivo, o técnico Vítor Pereira recuou Thiago Maia para dar mais liberdade aos laterais.
O Rubro-Negro dominou as ações da partida e criou suas prinpais jogadas pelos lados do campo. Foram pelo menos cinco grandes chances no primeiro tempo. Pedro chegou a balançar a rede, mas estava impedido. Já Thiago Maia e Ayrton Lucas cabecearam na trave, enquanto Varela e Arrascaeta pararam no goleiro Ramírez.
Apesar do grande volume de jogo do Flamengo, a primeira etapa terminou empatada sem gols. O Del Valle não teve tempo para respirar. O time equatoriano se resumiu a trabalhar com a vantagem construída no primeiro jogo. A ideia era se defender e contra-atacar, mas foram escassas as vezes que os campeões da Copa Sul-Americana ofereceram perigo ao goleiro Santos.
Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo, que teve a mesma tônica da primeira etapa. O Flamengo se lançou ao ataque, e o Del Valle se defendeu. A diferença foi que o Rubro-Negro não conseguiu oferecer tanto perigo e teve um volume de jogo praticamente estéril.
O drama do Flamengo aumentava a medida que o tempo passava no Maracanã. Aos 27 minutos, Gerson entrou no lugar de Thiago Maia, e Cebolinha na vaga de Vidal, mas pouca coisa mudou. Aos 37, Matheuzinho entrou no lugar de Varela em outra tentativa de Vítor Pereira. Aos 46, David Luiz teve uma grande chance, mas cabeceou para fora.
Já sem esparanças, a torcida rubro-negra começou a protestar com gritos de “time sem vergonha”. Mas os mais de 70 mil torcedores presentes no Maracanã tiveram os xinagemntos interrompidos por Arrascaeta, que no último lance do jogo garantiu uma sobrevida ao Flamengo. Aos 50, Gabigol cruzou, e o uruguaio completou para o fundo da rede: 1 a 0.
Os dois tempos da prorrogação não reservaram grandes emoções. Com o ânimo renovado, o Flamengo seguiu dominante, mas o Del Valle não se abalou com o gol e seguiu sem dar espaços.
O título foi decidido nos pênaltis. Do lado rubro-negro, Arrascaeta desperdiçou a primeira cobrança. Já os equatorianos não erraram nenhuma e ficaram com a taça.
°Por SBT