PMNAS

Vereador gaúcho pede que vinícolas contratem argentinos, e não baianos

Por Midia NAS em 01/03/2023 às 12:20:24

Em sua fala, o vereador criticou a ação de resgate de trabalhadores nordestinos em situação de escravidão em vinícolas gaúchas.

E prosseguiu: “Em nenhum lugar do estado, na agricultura, teve um problema com um argentino ou com um grupo de argentinos. Agora, com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema”.

No último dia 22, a Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Ministério do Trabalho e Emprego, identificou cerca de 180 trabalhadores submetidos à situação análoga à de escravo, mantidos em um alojamento, no município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Ainda de acordo com a PF, os trabalhadores eram recrutados de outros estados por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Eles estavam sem receber salários e tinham sua liberdade de locomoção restringida.

Nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), classificou o discurso do vereador como “xenofóbico e nojento”. “Não admitiremos esse ódio, intolerância e desrespeito na política e na sociedade”, completou.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), também condenou as falas de Fantinel nas redes sociais. “Repudio veementemente a apologia à escravidão e não permitirei que tratem nenhum nordestino ou baiano com preconceito ou rancor”, escreveu.

“É desumano, vergonhoso e inadmissível ver que há brasileiros capazes de defender a crueldade humana”, finalizou.

A CNN aguarda retornos da Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, do vereador Sandro Fantinel, do Patriota e também da Polícia Civil gaúcha.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vereador gaúcho pede que vinícolas contratem argentinos, e não baianos no site CNN Brasil.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2